Quando se aproxima a hora de ir ao supermercado, já deu por si a pensar se deve ou não optar por ir a uma mercearia a granel? Será moda, ou a escolha certa? Será que deve ou que não deve? Terá só vantagens comprar a granel? A RECICLA reuniu um conjunto de prós e contras para tirar as suas dúvidas.

Vantagens de comprar a granel

É mais barato

Uma das primeiras vantagens que se pode apontar para a compra a granel é o fator económico. Ao ser possível levar apenas uma quantidade específica e reduzida de um determinado produto, tem a vantagem de ter um valor mais baixo, quando comparado com o que compra noutras superfícies comerciais.

Evita desperdício

Se está a pensar introduzir algo na sua alimentação e quer experimentar, se só vai precisar da tal pitada do ingrediente X, porque é o que diz na receita, então comprar a granel, nesse caso, é uma vantagem para si. Comprar a proporção necessária ajuda a evitar desperdício, uma vez que, por um lado, evita trazer para casa uma quantidade que não deseja utilizar e, por outro, garante que consegue consumir apenas aquela dose, sem deixar estragar o que sobra.

Mais sustentável

Com a ecologia e os problemas ambientais a tornarem-se centrais no nosso dia a dia, muitas pessoas mudaram hábitos e incentivam outros a fazê-lo. A compra a granel pode de facto contribuir para a sustentabilidade do planeta, por vários motivos. Por um lado, é mais provável que os produtos que encontra numa loja a granel sejam locais e nacionais, uma vez que são vendidos sem recorrer a embalamento ou tratamento. O outro motivo parte dos consumidores. Ao optar por comprar a granel, podem também escolher levar as suas próprias embalagens, promovendo a reutilização e evitando a produção e o consumo de outras embalagens.

Desvantagens de comprar a granel

Cada loja de compra a granel tem os seus métodos e formas de funcionar, mas até as moedas têm duas faces, e, como tudo, o granel pode ter as suas desvantagens.

Higiene

Não, os alimentos não andam a rolar pelo chão da loja e a seguir voltam para dentro dos potes para serem vendidos. Esta desvantagem prende-se com a maior probabilidade de os produtos sofrerem algum tipo de contaminação e é tão válida na loja como em casa. É certo que o excesso de embalagens tem as suas desvantagens em termos ambientais, mas o seu propósito é também o de armazenamento. Por isso, ao comprar a granel é necessário ter em atenção se os recipientes onde vai guardar os produtos são herméticos e garantir que estes são armazenados num sítio fresco e livre de humidade.

Validade dos produtos

Os produtos vendidos a granel geralmente não possuem conservantes, o que faz com estes tenham uma vida útil mais curta. Na mercearia nem sempre é possível saber quando o produto foi reposto, o que pode fazer com que não consiga escolher produtos para toda a semana, por exemplo.

O saquinho para levar

Comprar a granel pode de facto ser mais ecológico, mas se levar os seus produtos em saquinhos de plástico ultraleves, o conceito deixa de ser tão benéfico assim. É certo que este tipo de embalagem vai deixar de ser utilizado, mas até lá vão continuar em circulação, por isso, o ideal é começar já a adotar uma forma mais sustentável de transportar as suas compras.

Conclusões:

Optar pelo granel é mais vantajoso para quem faz compras com muita frequência e em pequenas quantidades. Se tem o hábito de fazer as compras para o mês, é provável que nestas mercearias não encontre tudo o que precisa. No entanto, e como forma de não deixar de contribuir para melhorar o ambiente é sempre importante que não se esqueça de escolher embalagens recicláveis e as mais fáceis de reciclar nos supermercados convencionais.