Falta apenas uma semana para se celebrar a Páscoa. Aproveite o tempo que ainda falta para ter em atenção alguns pormenores e poder planear esse fim de semana de uma forma mais amiga do ambiente.

Preparar a Páscoa entre família e amigos

Este ano, calhou-lhe a si organizar o almoço de domingo? Se tem o hábito de enfeitar a mesa, pense no planeta e não compre tudo novo. Aproveite o que já tem, dê novo uso a materiais antigos e – porque não? – troque as suas decorações com amigos ou outros familiares para dar um ar renovado e ao mesmo tempo reutilizado à Páscoa!

Reduza o desperdício ao mínimo e torne a sua Páscoa mais sustentável. Para decorar a mesa aproveite as flores da época, e até cascas dos ovos que utilizou nos doces ou na receita do almoço.

Há várias formas de aproveitar a casca de ovo para decoração. Pode, por exemplo, encher com cera para fazer velas, decorar com sobras de tecido ou pintar para colocar num centro de mesa diferente.

E, claro, utilize loiça reutilizável e guardanapos de pano.

Uma Páscoa com refeições mais sustentáveis

Quem celebra a Páscoa de forma tradicional, não consome carne na sexta-feira que a antecede. Se for o seu caso, e precisar de preparar uma refeição só com peixe, conheça a importância de consumir pescado responsável. Como?

  • Opte por peixe da época, neste caso, polvo, choco, lula, dourada, carapau,
    cherne, raia-manchada ou safio. Se nenhum destes lhe chama a atenção consulte o calendário que lhe fornece uma lista mais detalhada de quais os peixes que deve consumir em cada mês do ano.
  • Procure comprar espécies que são capturadas no nosso país;
  • Opte por peixe com o certificado azul do MSC, sigla para Marine Stewardship Council, a organização sem fins lucrativos que garante que o peixe foi obtido por via de pesca sustentável.

E porque esta é também uma época de amêndoas, chocolates e outros doces não se esqueça de optar pelos mais sustentáveis.

Reciclar todos os dias e na Páscoa também

Para que não falte sustentabilidade na sua Páscoa, lembre-se de tudo o que pode reciclar:

  • O alumínio que embrulha os ovos de chocolate é reciclável e deve ir para o ecoponto amarelo; Mas há mais: o papel prata que envolve as tabletes de chocolate pode ser reciclado, basta, para isso, que o coloque no ecoponto amarelo.
  • O mesmo acontece às embalagens que guardam o brinde dos ovos da Páscoa;
  • As embalagens que acondicionam as amêndoas são de plástico e, por isso, vão também para o ecoponto amarelo;

Além de reciclar embalagens é muitas vezes necessário “reciclar” sobras para evitar o desperdício. E para que não lhe faltem ideias deixamos-lhe umas dicas do que pode fazer com as sobras do borrego ou do cabrito do domingo de Páscoa.

Rápida e simples, pode sempre preparar uma salada de borrego ou cabrito. Ajuda na dieta e no combate ao desperdício. Coza lentilhas ou salteie uns legumes e junte a carne desfiada ou partida num prato saboroso e saudável.  

Outras hipóteses, caso seja adepto de um bom desafio culinário, passam por preparar a carne que sobra, seja borrego, cabrito ou leitão, e experimentar uns coquetes ou uns rissóis.

Vai viajar na Páscoa? Não se esqueça do ambiente!

Muitos portugueses aproveitam estes dias para uma pausa no trabalho e fazer uma escapadinha para descansar. Este ano, aproveite e faça uma pausa mais ecológica.

Experimente viajar de comboio ou autocarro ou ficar num estabelecimento que tenha em atenção a sua pegada carbónica. Explore a vila de Penela, em Coimbra. Descanse e mantenha-se em contacto com a natureza no sossego do Alentejo ou junto à Lagoa de Óbidos.

Passo a passo, ajude o ambiente e faça desta Páscoa um momento mais sustentável.