13, Janeiro 2025
Tendências amigas do ambiente para 2025
Comece 2025 a par das tendências mais amigas do ambiente que vão pautar o ano. No escritório, em deslocações ou em lazer, descubra o que também pode fazer para melhorar a sua pegada carbónica.
Comece 2025 a par das tendências mais amigas do ambiente que vão pautar o ano. No escritório, em deslocações ou em lazer, descubra o que também pode fazer para melhorar a sua pegada carbónica.
Tornar o trabalho mais eficiente e ecofriendly
Já não se trata apenas de preferir os documentos digitais aos de papel. 2025 é o ano em que os armazenamentos online vão marcar a tendência.
As “nuvens” têm capacidade de armazenar largas quantidades de informação, reduzindo o consumo de energia, pois os data centers em nuvem são geralmente mais eficientes. Além disso, o armazenamento de dados na “nuvem” permitem reduzir desperdício de recursos, pois reutilizam peças e equipamentos de reposição.
Compras físicas ou digitais, as mais amigas do ambiente são nacionais
Os consumidores estão cada vez mais conscientes para a escolha de produtos sazonais, locais e nacionais. Esta opção ajuda não só a reduzir a pegada carbónica das deslocações desde a produção até casa, como contribui para o desenvolvimento da economia local ou nacional.
As compras digitais vão continuar a ser uma tendência em 2025. No entanto, o público está cada vez mais consciente da necessidade de apostar em produtos criados com consciência ambiental e que respeitem o ambiente.
Outra tendência crescente são as entregas em pontos comuns, como cacifos e lojas de proximidade. Esta solução revela-se mais amiga do ambiente, pois os distribuidores entregam mais encomendas num só espaço diminuindo a quantidade de deslocações.
Deslocações mais verdes em 2025
Carros elétricos, carsharing, transportes públicos, bicicletas ou trotinetes, há cada vez mais opções para realizar deslocações com menor pegada carbónica.
Para os fans de duas rodas, já chegou a Portugal a empresa Cooltra que permite, à semelhança das bicicletas elétricas, aceder a uma moto e a um capacete para se deslocar sem esforço. Para utilizar basta descarregar a aplicação, encontrar a mota ou bicicleta mais próxima e reservá-la. No fim da viagem basta estacionar, guardar o capacete e finalizar a sessão.
EcoTurismo
Não é uma novidade, mas sim uma tendência com adeptos a crescer de ano para ano. O turismo mais consciente e amigo do ambiente é cada vez mais a aposta dos viajantes.
Como fazer ecoturismo? Simples: ao escolher destinos de natureza, alojamento e refeições que fomentam a economia local, atividades respeitam o património natural e cultural e que promovem a educação e formação de consciência ambiental, estamos a fazer ecoturismo.
Viva 2025 com mais consciência ambiental e comece já a por em prática estas tendências. Junte os três R da economia circular, Reduzir, Reutilizar e Reciclar e continue a ler a RECICLA para se manter a par de todas as novidades.