Se uma das suas resoluções de Ano Novo foi ser mais sustentável, a RECICLA está consigo nessa jornada. É uma resolução que se aplica a todo o quotidiano, mas vamos focar-nos no local de trabalho. É possível torna-lo mais amigo do ambiente e nem precisa ter plantas: bastam alguns cuidados, quer seja no escritório ou em teletrabalho.

Como se desloca para o escritório?

Tem o hábito de ir de carro até ao escritório? Aproveite o embalo do ano novo para mudar de rotinas. Experimente os transportes públicos, ir a pé, de bicicleta ou trotinete elétrica.  Se nenhuma destas alterativas for possível, procure um colega que se desloca de e para a mesma zona e partilhe a viagem. Ganha companhia e o seu orçamento agradece.

Que tipo de luz o seu escritório utiliza?

Aproveitar a luz natural para iluminar o máximo tempo possível o espaço de trabalho é outra solução mais amiga do ambiente.

Para isso, é preciso dispor as mesas mais próximas das janelas e remover os objetos que impedem a luz de passar. A pensar nos dias mais escuros ou em horas em que não há luz natural, opte por uma iluminação LED acionadas por sensores de movimento para evitar consumos excessivos e desnecessários de eletricidade.

Reduzir no escritório e em teletrabalho

Quer trabalhe num escritório, num espaço de coworking, ou de forma remota, há várias ações que podem ajudar a reduzir os resíduos produzidos.

Por exemplo, se no espaço onde costuma trabalhar tiver um dispensador de água ou uma máquina de bebidas quentes, evite os copos descartáveis. Opte por garrafas reutilizáveis, chávenas ou canecas de loiça.

O mesmo acontece caso tenha o hábito de comprar o pequeno-almoço ou o lanche para consumir pelo caminho: se tiver consigo uma chávena, um copo reutilizável ou uma garrafa térmica evita o consumo de dezenas de descartáveis por mês.

Imprimir menos e consumir menos papel são outras formas de reduzir a quantidade de resíduos. Adira a agendas digitais, ou utilize cadernos ou blocos reutilizáveis, como o Leafnote que a RECICLA já aqui deu a conhecer.

Diminuir a pegada de carbono online

Também as atividades no mundo digital têm peso na emissão de dióxido de carbono. Segundo um artigo do Washington Post, enviar um simples email pode libertar até 4 gramas de CO2e*. No caso de o email possuir anexos e um texto mais extenso este pode ser responsável por libertar até 50g de CO2e.

Como melhorar a pegada carbónica dos seus emails?

  • Escolha enviar links ao invés de anexos;
  • Se precisar mesmo de anexar ficheiros, reduza o seu tamanho;
  • Apague os emails mais antigos.

Recorde aqui as dicas que já partilhámos sobre navegação sustentável na internet: continuam atuais!

(*CO2e significa dióxido de carbono equivalente. Uma medida internacional que representa os gases com efeito de estufa em forma de dióxido de carbono).

Reciclar tudo o que é possível

Tão importante como dar uso aos R de Reduzir e Reutilizar é dar uso ao de Reciclar. O primeiro passo é ter um ecoponto no escritório ou em casa e saber o que pode colocar dentro de cada contentor.

Seja papel amachucado ou rasgado, cadernos com ou sem argolas, dossiês estragados ou agendas antigas, tudo isto tem lugar no ecoponto azul.

Se tem o hábito de comer barritas, bolachas ou até um chocolate durante o dia não se esqueça de que todos estes invólucros de plástico devem ser colocados no ecoponto amarelo. Para este ecoponto vão também materiais de escritório como a embalagem de corretor de tinta, ou o mandril da fita cola (o elemento de plástico que sobra do rolo).

Pelo escritório há ainda outros resíduos que, apesar de não poderem ser colocados no ecoponto, podem ser encaminhados para reciclagem. É o caso das cápsulas de café ou dos tinteiros da impressora, que não podendo ir para o ecoponto  

Aponte estas dicas e torne o seu local de trabalho mais amigo do ambiente.