Vamos juntar-nos ao Gervásio e reciclar?
Seja por dificuldade de acesso aos ecopontos, falta de informação, entre outros motivos, a verdade é que cerca de três milhões de portugueses, 30% da população, não têm o hábito de reciclar, segundo dados da Sociedade Ponto Verde (SPV). É tempo de mudar a estatística. Afinal, este é um pequeno contributo que todos podemos dar para ajudar a salvar o planeta.
Aproveite para se candidatar à 2.ª edição do Prémio Junta-te ao Gervásio, que vai distinguir projetos na área da reciclagem de embalagens e economia circular. As candidaturas encerram a 25 de janeiro. Há mais de 20 anos os portugueses ficaram a conhecer a mascote Gervásio, um chimpanzé simpático que rapidamente aprendeu a separar resíduos e a reciclar. O lema da campanha pela reciclagem era: “Se um chimpanzé consegue, nós também conseguimos”.
Depois surgiu a iniciativa Junta-te ao Gervásio que foi um sucesso e já tem duas edições do Prémio para assinalar. Em 2021 – ano em que a Sociedade Ponto Verde (SPV) celebrou o 25.º aniversário – este “influencer dos tempos modernos” voltou com uma nova imagem e uma mensagem de evolução, inovação e reciclagem. A primeira edição do Prémio Junta-te ao Gervásio realizou-se em 2022 e recebeu 173 projetos.
Desafio para a economia
No lançamento da segunda edição, Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, assegurou que é uma iniciativa que “veio para ficar”: “O prémio é um exemplo daquilo que é fundamental para atingir as metas de reciclagem: ter uma atitude colaborativa. Caso contrário, não vamos conseguir cumprir as metas de reciclagem. Ana Isabel Trigo Morais sublinhou que reciclar é “uma missão pública que exige empenho, compromisso, criatividade e inovação”, nomeadamente na “procura de soluções que facilitem o processo desde a recolha dos resíduos ao tratamento”.
Além disso, lembrou, “em 2025 somos obrigados a reciclar pelo menos 65% de todas as embalagens no mercado” e “estamos aquém desta meta”. Na abertura do evento, o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, afirmou que “a reciclagem é crucial para um desafio de racional económico” que é “passar de um sistema económico linear” para um “modelo circular”. Tendo em conta que “os recursos que temos no nosso planeta” são “limitados”, “alguns setores só vão poder continuar a progredir se conseguirem integrar na sua cadeia de valor matérias-primas que já foram utilizadas”.
No mesmo sentido, frisou o governante, “o foco do desenvolvimento económico para Portugal tem de ser através do valor acrescentado, por via da reciclagem de matérias-primas e produtos”. Por isso, o secretário de Estado acredita que “este prémio faz o que é fundamental na nossa sociedade, que é reconhecer quem faz melhor, quem se empenha, quem tem melhores projetos.
O Prémio Junta-te ao Gervásio é uma iniciativa de âmbito nacional. As candidaturas abriram a 29 de outubro e terminam a 25 de janeiro de 2025. Podem candidatar-se juntas de freguesia, entidades de proximidade (associações) e cidadania social (pessoas singulares), com projetos desenvolvidos e implementados em todo o território nacional (incluindo Madeira e Açores). As candidaturas podem ser feitas em https://recicla.pt/juntateaogervasio/ . Quanto aos prémios e distinções, na categoria “Freguesias” será atribuído um primeiro lugar, que ganha um kit tecnológico “Gervásio” (composto por uma televisão com ligação à internet, tablets e um computador portátil equipados com a aplicação Junta-te ao Gervásio) e quatro menções honrosas. Nas categorias “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários, num total de 16.500€, e menções honrosas (duas em cada categoria). De acordo com Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de marketing e comunicação da SPV, “o valor dos prémios subiu em relação ao ano passado”. Até porque “o objetivo é escalar o projeto”, tendo em mente o “propósito comum” de “reciclar mais e melhor as embalagens”. “Queremos bater o número de projetos candidatos. Pelo menos 200, é a nossa ambição”, afirmou.
Fonte: Correio da Manhã