Há cinco anos em funcionamento pleno, a Mind The Trash é a primeira loja online de Desperdício Zero, em Portugal. Além de produzir alguns produtos de cosmética, a plataforma que em português significa “cuidado com os resíduos” comercializa também outros produtos de utilização quotidiana para quem procura um estilo de vida mais ecológico. Catarina Matos, a Fundadora do projeto, contou à RECICLA como a empresa está a deixar a sua marca enquanto negócio sustentável.

Fundar uma empresa Zero Desperdício e com foco “Mind the Trash” (cuidado com os resíduos)

Em 2017, quando ainda “praticamente ninguém falava destes temas em Portugal”, Catarina Matos e Christian Andersen abriram a primeira loja de desperdício zero. Um caminho com “vários obstáculos”, relata, mas que foram sendo superados um a um.

Desde logo, a descrença do funcionário do serviço de constituição de empresas que encorajou a desistir do projeto porque, na sua opinião, falar sobre desperdício zero era estranho e certamente o negócio não se iria desenvolver. Passando ainda pelos problemas com as empresas de entregas, como os CTT, que, ao se depararem com caixas reutilizadas e fechadas com fita cola de papel, não queriam responsabilizar-se e aceitar encomendas, assumindo que estas não iam suficientemente seguras.

“Temos consciência que revolucionámos o mercado em vários aspetos e que, a nossa existência serviu de inspiração e modelo para muitos outros negócios”, destaca a fundadora.

Mind The Trash e com os produtos que produz

Como a Catarina já aqui confessou à RECICLA, a cosmética foi desde sempre uma área que a fascinou. Começou por lançar produtos por necessidade própria no sentido de obter algo de que realmente gostasse ou que fosse ao encontro do que acreditavam ser uma boa, ou melhor, opção.

“Temos a preocupação com os ingredientes escolhidos”, começa por explicar. “Para os nossos champôs sólidos pensámos em criar uma fórmula que respeitasse o que o cabelo precisa, integrando a preocupação com a sustentabilidade num todo: ser 100% vegan, não testado em animais, sem conservantes, parabenos, entre outros, e ser produzido artesanalmente em Portugal de forma a promover a economia nacional e local”, acrescenta.

Na Mind The Trash, o desperdício zero está sempre presente

Para um negócio assente em vendas online e a sua posterior distribuição, a logística de packaging e entregas são temas de grande impacto. “Tentamos reduzir ao máximo o desperdício e a necessidade de produzir material novo, pois, isso, irá implicar utilizar novas matérias-primas, ou seja, consumir mais recursos naturais”, afirma Catarina Matos. 

Para garantir o menor impacto possível, a marca criou um conjunto de medidas:

Utilização de caixas de transporte reutilizadas.

Para isso, recolhem caixas a nível nacional em pontos pickup de forma a utilizar um circuito que já está montado e que é utilizado diariamente pela empresa DPD. Ao implementar este sistema de operação logístico, a Mind The Trash permite às pessoas, clientes ou não, entregar caixas que têm em casa para serem reutilizadas nos envios, promovendo uma economia mais circular.

As caixas expedidas são acondicionadas com material reaproveitado e seladas com fita cola de papel.

Depois de entregues as encomendas, a custo zero, a marca recolhe embalagens dos seus produtos para reutilizar as embalagens para os workshops e formações. A par desta iniciativa, recebe ainda no escritório caixas usadas, papel de jornal e revistas e sacos de papel que reutilizam nas suas entregas.

Serviço de entregas por bicicleta, em Lisboa.

“Implementámos um sistema de entrega de encomendas de bicicleta na zona de Lisboa em parceria com um ciclista – o Marcelo. Este tipo de entrega permitiu-nos não ter emissões, assim como não contribuir para o trânsito caótico da cidade”, conta Catarina Matos.

Só em 2021, ano em que foi lançada esta iniciativa, a Mind The Trash conseguiu poupar a emissão de mais de 2 600 Kg de CO2 para a atmosfera e evitar o consumo de 1 500 L de gasolina, segundo a Consultora EccaPlan.

Parcerias mais ecológicas e com vista à economia circular.

A marca desenvolveu recentemente uma parceria com a empresa portuguesa Oiá Plast no sentido de reciclar embalagens de plástico de champôs e gel de banho, para produzir a sua caixa 2 em 1 de transporte dos champôs Mind The Trash e que é simultaneamente uma saboneteira. “Em vez utilizarmos novos recursos, preferimos reutilizar embalagens que já existem em circulação”, reforça a fundadora.

Entre outras parcerias que têm vindo a desenvolver, destaca-se ainda a associação com a R-oat. A sede da loja online de desperdício zero é também um ponto de recolha de chapéus de chuva estragados, matéria prima desta ideia sustentável que os transforma em gabardinas.

“Para nós, ser sustentável é bem mais do que dispor de produtos que acreditamos serem melhores para o ambiente. É atuar em várias frentes, sejam elas de cariz social, ambiental ou financeiro”, conclui Catarina Matos.