Neste mês de setembro regresse à rotina com ações mais amigas do ambiente. Tome nota destas ideias em torno do R de Reduzir. Aproveite a energia do pós-férias para implementar hábitos mais amigos do ambiente no seu dia a dia.

Para começar a dar uso ao R de Reduzir é necessário refletir sobre o que pode recusar. Nesta ótica, teste a possibilidade de pedir emprestado em vez de adquirir para utilizar apenas uma vez, por exemplo.

Espreite ainda estas sugestões:

R de Reduzir a loiça descartável

E se um dia chegasse ao escritório e deixassem de existir copos papel de uso único para água e café?

Apesar de poder colocá-los no ecoponto azul, já calculou quantos copos gasta ao longo de uma semana? Para evitar a sua utilização em excesso, opte por loiça reutilizável. Leve de casa a sua garrafa e chávenas para poder consumir água, chá ou café durante o dia de trabalho.

A mesma regra se aplica aos talheres. Estes não podem ser colocados no ecoponto, por isso, se tiver o hábito de encomendar almoço, evite a opção dos talheres descartáveis. Tenha sempre consigo um conjunto de talheres reutilizáveis que vai trocando ao longo da semana.

Reduzir a pegada carbónica

Outra forma de Reduzir é adotando medidas que diminuam a pegada ambiental, como as deslocações. Opte por utilizar transportes públicos, ou, no caso de não ser possível, prefira dividir carro com colegas ou amigos, tanto nas suas deslocações profissionais como em lazer.

Experimente fazer compras em lojas mais perto de si, desloque-se mais a pé e apoie a economia local.

A tecnologia a favor do ambiente

Num mundo cada vez mais tecnológico é preciso saber tirar partido do que temos à nossa volta. Experimente as agendas e os lembretes digitais para evitar consumir demasiado papel.

Utilize o calendário do sistema informático do portátil ou do tablet. Aproveite as aplicações de alerta ou de lembrete para casos mais concretos.

Reduza ainda as notas à mão e passe a utilizar mais o tablet ou o computador para os seus apontamentos.

Regresse ao trabalho de forma mais sustentável, siga estas sugestões e adote hábitos mais amigos do ambiente. Mantenha-se a par do mundo da sustentabilidade ambiental e das regras da reciclagem. Assine a newsletter RECICLA e para não perder as novidades.