Já esgotou a lista de filme e séries que queria ver e agora está sem planos? O fim de semana está quase a chegar. Quer esteja sozinho ou com a família, vá ao teatro, conheça um novo programa de música, visite o Porto, tudo sem pôr os pés na rua…

Teatro na sala
Estamos todos em casa, artistas e cenas não são exceção. O D. Maria II fechou as portas físicas, mas abriu as digitais, na Sala Online até ao final deste mês. Entre hoje e amanhã e por apenas três euros ainda pode assistir à peça disponível, “última hora”, que fala sobre jornalismo e conta com José Neves, Maria Rueff e Miguel Guilherme nos papéis principais. Há também uma plataforma só para os mais pequenos, a Salinha online. Aqui podem encontrar-se mais de 20 peças com histórias diferentes e interpretadas a partir da casa dos próprios artistas.

Sessão de cinema no sofá
Dedicado às crianças e aos jovens, o videoclube Zero em Comportamento disponibiliza filmes sobre todas as temáticas para as diferentes idades e ciclos de ensino. Através deste site, a associação cultural que lhe dá o nome tem como objetivo promover a cultura e contribuir para o desenvolvimento e educação dos espetadores. Com curtas e longas metragens, documentários, filminhos e filmes também para os adultos, os temas abordados por realizadores portugueses e estrangeiros vão da política à história, passando pela ciência e pela ecologia.

Para ver e ouvir
Há um programa sobre música para ver e ouvir na app TV MEO 20’21’ ou no canal de YouTube do Meo. Chama-se 20’21, que é como quem diz, tem a duração de 20 minutos e 21 segundos. Este programa é conduzido pelo músico João Gil e acontece no seu próprio estúdio. Em cada episódio há um convidado diferente e por vezes até dois. As conversas giram e moldam-se consoante a canção e dão a conhecer figuras da música portuguesa, num registo informal com um som acústico e fora do comum.

Para visitar ou revisitar
Com saudades da Cidade Invicta? Curiosidade por conhecê-la? Visite-a no sofá. Explore alguns dos monumentos mais icónicos do Porto a partir do seu computador ou tablet. A escadaria e as prateleiras da Livraria Lello, a vista do topo da Torre dos Clérigos, assim como da Igreja, ou ainda as salas cobertas de folhas de ouro do Palácio da Bolsa, tudo à distância de um clique.   

Por agora, ficar em casa é a escolha mais segura: aproveite para apreciar a cultura, da primeira à sétima arte.