Olhar o céu noturno preenchido por estrelas e constelações não é um fenómeno fácil de avistar em qualquer parte. Felizmente, no Alqueva, a escassez de iluminação artificial permite observar estes pontos de luz no espaço. E se lhe disséssemos que, além desta atividade, há muito mais que pode experimentar?

É verdade. A Reserva Dark Sky Alqueva, recentemente distinguida como um dos destinos mais sustentáveis de 2020 pela Green Destination, disponibiliza um conjunto de atividades para melhor tirar partido deste recanto alentejano estrelado.

Comecemos pela atividade principal: observar os astros. Com a ajuda dos especialistas, de telescópios e binóculos apostos, é possível explorar a esfera celeste e depois aproveitar para conhecer a exposição de astrofotografia da reserva. Se quiser levar recordações do que avistou para casa, também pode participar em workshops de astrofotografia e aprender a captar o céu noturno.

© Miguel Claro | Dark Sky® Alqueva

Outra opção é um passeio de canoa à noite pelo Grande Lago. Esta atividade é uma oportunidade privilegiada para desfrutar da ampla vista do céu alentejano e, quem sabe, até para dar um mergulho que ficará certamente para a história. 

Ideias tão interessantes dão vontade de pôr pés ao caminho. Então, e se estiver nevoeiro? Não se preocupe, esta associação está certificada pela Fundação Starlight, o que, na prática, significa que, por lá, ocorrem em média 86 noites limpas, e a escuridão aqui encontra-se na classe 1 da escala de Borlte, que a classifica de 1 a 9, sendo este último nível aquele onde se encontram os céus das cidades.

Para aproveitar o dia também existem algumas opções. Observar o sol é uma delas. Esta que é a estrela pela qual guiamos os nossos dias na Terra pode ser descoberta com recurso a telescópios e também em sala, onde, de uma forma simplificada, se revela a sua relação com as restantes estrelas observáveis à noite.

© Miguel Claro | Dark Sky® Alqueva

Aproveite este espaço para se envolver com a natureza. Estenda-se no chão e observe as estrelas. Não se esqueça também de adotar práticas amigas do ambiente: não perturbe o silêncio. recolha o seu lixo e coloque-o no ecoponto.