A RECICLA deixa-lhe três passos essenciais para passar a separar mais e melhor as suas embalagens de vidro. Sabe tudo o que vai para o ecoponto verde? E sabe o que deve e não deve fazer às suas embalagens antes de as colocar neste equipamento? Torne-se um expert na reciclagem do vidro!

A taxa de reciclagem de embalagens de vidro em Portugal precisa de crescer. Para isso, é necessário irmos mais vezes ao ecoponto verde.  Para reciclar mais e melhor, conheça estes três passos que o tornam um expert em separação de embalagens de vidro.

1.º passo: Saber o que se coloca no ecoponto verde

O ecoponto verde aceita embalagens de vidro. Isto quer dizer que aqui devem ser colocadas garrafas, frascos e boiões.

O que mais se pode colocar neste ecoponto?

Este ecoponto também diz sim a embalagens como frascos de perfume, de desodorizante, de verniz e de velas.

2.º passo: Saber o que não se pode colocar

Nem tudo o que é feito de vidro deve ir para o ecoponto verde. Por isso, não coloque, loiça, cerâmica, vidros de janelas, espelhos, lâmpadas ou outros resíduos de vidro que não sejam embalagens.

Porquê?

O tipo de vidro ou de cerâmica utilizado para produzir estes produtos não é igual ao escolhido para produzir embalagens de vidro. Assim, as loiças e o pirex não podem ser reaproveitados da mesma forma, nem recorrendo ao mesmo processo.

Além disso, a mistura destes resíduos no ecoponto verde inviabiliza a reciclagem das restantes embalagens de vidro que aí se encontram.

3.º passo: o que precisa e não precisa fazer antes de colocar embalagens neste ecoponto

  • É preciso escorrer as embalagens;
  • Nenhuma embalagem necessita de ser lavada antes de ser colocada no ecoponto;
  • Coloque as tampas de grande dimensão (com mais de 5 cm) no ecoponto amarelo;
  •  As tampas pequenas (inferiores a 5 cm, mesmo que sejam de plástico ou metal) devem ir para o ecoponto verde junto com a embalagem;
  • O pincel do frasco de verniz deve seguir com a restante embalagem para o ecoponto verde;
  • Não é necessário retirar o roll-on do frasco de desodorizante;
  • O borrifador do perfume, por norma, não é de fácil remoção e não precisa de o retirar antes de o colocar no ecoponto verde.

Agora já sabe o que é necessário fazer para separar mais e melhor as embalagens de vidro. Por isso, contribua para a economia circular e leve as suas garrafas e frascos para a reciclagem. Quer saber o que acontece a estas embalagens depois de chegarem ao ecoponto? Ou qual a importância de separar estes resíduos? Acompanhe a RECICLA e mantenha-se a par de todos os pormenores do mundo da Reciclagem.