Se coloca na sanita cotonetes e toalhitas, leia até ao fim. Sabia que o que não é depositado num contentor, muito provavelmente, acaba no mar? Veja aqui o que deve fazer a estes resíduos.

É um erro comum pensar-se que alguns resíduos como cabelos, cotonetes usados e até toalhitas podem ser depositados na sanita. Esta ação é prejudicial para o ambiente, por isso, deve evitar-se ao máximo que aconteça.

Porque não se podem colocar determinados resíduos na sanita?

Cabelos, toalhitas, lenços de papel, cotonetes, pensos rápidos, pensos higiénicos, tampões, preservativos, beatas, restos de comida, óleos alimentares, nada disto deve ser descartado na sanita.

Estes resíduos não se dissolvem na água devido à sua gordura, à existência de plásticos na sua composição ou à sua difícil decomposição.

Depois de carregar no autoclismo, a água e os resíduos que se encontram na sanita seguem para uma Estação de Tratamento de Água Residual (ETAR). Aqui as águas são tratadas e limpas antes de serem devolvidas ao seu ciclo natural. No entanto, as gorduras e os cabelos, por exemplo, conseguem muitas vezes contornar ou esquivar os sistemas de limpeza acabando por seguir diretamente para a natureza.

No caso dos resíduos maiores de que são exemplo as toalhitas, os papéis mais grossos como os lenços ou guardanapos, os pensos ou tampões, ao serem enviados pela sanita podem causar entupimentos dos sistemas de transporte de água, bem como problemas nos equipamentos de tratamento das águas residuais.

Qual a solução?

A forma mais prática de evitar colocar resíduos na sanita é colocar um pequeno caixote do lixo na casa de banho.

Resíduos e embalagens da casa de banho que merecem uma segunda vida

Para o caso de ter colocado no seu pequeno caixote do lixo a embalagem do champô, do gel de banho, a pasta de dentes vazia ou mesmo a caixa do fio dentário, lembre-se que todas elas devem ser colocadas no ecoponto amarelo para poderem ser recicladas.

O mesmo acontece com o cartão em que se envolve o papel higiénico. Este deve ser colocado no ecoponto azul para poder ser reciclado.

Torne a sua casa de banho mais amiga do ambiente. Coloque as embalagens certas para a reciclagem e os restantes resíduos no lixo comum. Aproveite ainda para poupar água com estas dicas. Continue a ler a RECICLA para poder adotar hábitos mais amigos do ambiente um passo de cada vez.