28, Junho 2023
Pay As You Throw: O Sistema onde ao reciclar paga menos taxa de gestão de resíduos
O Sistema Pay As You Throw (PAYT) já está em funcionamento em alguns municípios do nosso país. Beneficia os cidadãos que mais separam embalagens e permite aumentar as taxas de reciclagem. Conheça como funciona e as vantagens deste modelo municipal de gestão de resíduos.
O Sistema Pay As You Throw (PAYT) já está em funcionamento em alguns municípios do nosso país. Beneficia os cidadãos que mais separam embalagens e permite aumentar as taxas de reciclagem. Conheça como funciona e as vantagens deste modelo municipal de gestão de resíduos.
O que é o Sistema Pay As You Throw?
Traduzido para português como o sistema “poluidor-pagador”, este modelo de recolha de resíduos pressupõe calcular uma tarifa diferenciada em função da quantidade de resíduos separados para reciclagem pelos cidadãos.
Quer isto dizer que, os cidadãos de um determinado concelho, que tenha este sistema em vigor, são beneficiados por reciclar e passam a pagar um valor de acordo com o número de vezes que o seu contentor de resíduos indiferenciado é despejado. Ao aplicar esta regra, quanto menos resíduos forem descartados para este equipamento, menos vezes ele é recolhido e menor é o pagamento aplicado a este serviço. Ou seja, quanto mais reciclar, menos paga de recolha de resíduos indiferenciados.
Que municípios de Portugal já implementaram este sistema?
As Câmaras Municipais da Maia, Guimarães e Seia já possuem o sistema PAYT em pleno funcionamento.
Em Guimarães, os munícipes pagam esta taxa variável através da aquisição de sacos específicos para depositar os seus resíduos. Na Maia são entregues contentores por residência, cada um com um sistema eletrónico que permite monitorizar o equipamento e contabilizar a quantidade de vezes que este é recolhido, bem como qual o volume que possuía.
Também em Seia foram implementadas “ilhas ecológicas”, isto é, novos espaços com ecopontos e contentores para os resíduos indiferenciados acessíveis apenas através de uma chave digital, distribuídas pelos moradores. Ao depositar os diferentes resíduos nestes equipamentos, o município contabiliza o que cada pessoa aqui deposita. No final do mês é cobrado apenas o correspondente aos resíduos indiferenciados gerados.
Quais são as vantagens do Sistema Pay As You Throw para os cidadãos?
- O cálculo de pagamento é mais justo para os cidadãos do que a taxa fixa cobrada na fatura da água. A taxa variável permite que o cidadão pague de acordo com a quantidade de resíduos que gera, beneficiando quem produz menos resíduos e quem recicla mais.
- Ao desagregar a tarifa de gestão dos resíduos urbanos da tarifa do consumo de água, a população consegue entender melhor o resultado do seu empenho na reciclagem.
- O sistema PAYT tem também um efeito de sensibilização, pois cada cidadão passa a ter maior noção da quantidade de resíduos que gera, ganhando simultaneamente maior consciência da necessidade de implementar nas suas rotinas diárias a política dos 3 R – reduzir, reutilizar e reciclar.
- Este sistema é ainda benéfico para o aumento das taxas de reciclagem, acelerando a chegada às metas de definidas pela União Europeia e Nacional. Com a implementação deste método, que permite aos cidadãos pagar apenas pelos resíduos indiferenciados que produzem, a predisposição para separar as embalagens e outros resíduos recicláveis, como os bioresíduos, os têxteis, ou os equipamentos elétricos eletrónicos, aumenta.