Neste Natal, não deixe que o desperdício alimentar faça parte das festas. Evite-o ao máximo reduzindo-o ao mínimo. Ainda não sabe como? A RECICLA deixa-lhe algumas dicas a ter em conta, bem como sugestões de receitas para aproveitar as sobras!

Dicas para evitar e solucionar as sobras de Natal:

Antes de colocar as mãos na massa, atente a estes pormenores:

  • Já sabe com quantas pessoas vai contar no Natal? Faça uma lista de tudo o que pretende colocar na mesa. Das entradas aos doces, aponte o que pretende e considere as doses que são necessárias.
  • Confirme se é mesmo essencial atender à tradição e fazer ou comprar aquele doce que não é muito apreciado. Do bolo-rei aos diferentes fritos, mais importante do que tê-los na mesa é garantir que não acabam no lixo por ninguém gostar.
  • Esta época especial é sobretudo marcada pelos diferentes sabores que se degustam à mesa, sejam refeições, sobremesas ou outros petiscos. Para garantir a variedade, evite a quantidade.

Já com a refeição pronta, não se esqueça de:

  • Guardar as sobras. Com a casa cheia, lareira ou aquecedor ligado, a temperatura ambiente tende a elevar-se. Lembre-se, por isso, de refrigerar adequadamente as sobras e os alimentos que necessitam de frio.
  • Depois da festa acabar, coloque as sobras em caixas herméticas e divida-as pelos familiares ou amigos, para que todos possam ajudar a combater o desperdício.
  • Mais do que deixar no frigorífico, pode congelar refeições para consumir mais tarde.

Receitas para um Natal sem desperdícios

Para si, Natal não é a mesma coisa sem bacalhau à mesa? A roupa velha é também um prato típico desta época. Criado exatamente para ajudar a reutilizar as sobras e incorporá-las numa nova receita.

Mas a este prato vários outros se podem juntar.

Por exemplo, o bacalhau acompanha com batata? Não desperdice as cascas, faça bolinhos. Depois de lavar bem duas chávenas de cascas de batata cozida leve-as ao liquidificador. Numa tigela, junte a massa criada a duas chávenas de farinha de trigo, duas colheres de sopa de salsa picada, uma colher de sobremesa de fermento em pó e dois ovos. Crie bolinhas e leve ao forno num tabuleiro antiaderente.

Das couves que sobraram experimente fazer esparregado para acompanhar a refeição seguinte. Se sobrou bacalhau e couves experimente servir uma açorda de bacalhau com couves salteadas. Assim aproveita ainda o pão que sobrou da última refeição, um três em um original e sem desperdício.

 Nestas festas, diga não ao desperdício alimentar. Encontre mais ideias aqui e continue a ler a RECICLA para se inspirar e adotar hábitos mais amigos do ambiente.