A 20 de maio assinala-se o Dia Europeu do Mar, uma data criada com dois grandes propósitos: consciencializar para a importância da preservação ambiental e da sua biodiversidade e destacar as oportunidades e desafios que este vasto mundo pode oferecer. O que sabemos, afinal, sobre os oceanos? Economia azul sabe o que significa? Deixamos-lhe 4 curiosidades e algumas dicas de como preservar os oceanos.

Os Oceanos e a Economia azul

A economia azul é um conceito económico em que se tira partido dos oceanos sem prejudicar os seus ecossistemas.  Em Portugal e um pouco por todo o mundo existem inúmeras atividades ligadas ao mar como:

  • A pesca;
  • A aquacultura;
  • O transporte marítimo de carga e de passageiros;
  • As instalações portuárias e a logística;
  • A formação e investigação científica;
  • Atividades relacionadas com as energias renováveis do oceano;
  • O turismo de cruzeiros e costeiro;
  • A náutica de recreio;
  • Atividades desportivas e culturais.

Apostar numa economia azul significa poder realizar estas atividades com respeito pelo ambiente marinho, preservando-o. Quanto mais cuidados forem adotados, mais a economia azul se desenvolve de maneira saudável e produtiva.

Curiosidades sobre os oceanos

Mas porque é tão importante respeitar e preservar o mar? Eis algumas curiosidades sobre os oceanos:

1. Os oceanos cobrem mais de 70% do planeta. É deste facto que advém o nome planeta azul. Quando vista do espaço, a Terra é sobretudo azul devido aos mares que possui.

 2. Acredita-se que nos mares possam existir mais de um milhão de espécies e é por isso que se torna tão imprescindível cuidar da sua biodiversidade.

 3. Junto à superfície das águas do mar existem plantas e bactérias que fazem grande parte do trabalho de fotossíntese marinha. É graças a essa função que os oceanos podem ser considerados o maior pulmão do planeta. De acordo com o programa Mar2020, estes são responsáveis por produzir mais de metade do oxigénio que respiramos. Por isso, preservar as águas do mar, bem como os ecossistemas que nelas habitam é essencial à vida.

4. É também função dos oceanos ajudar a manter o clima ameno no planeta. Segundo a Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas, os mares absorvem aproximadamente 90% do calor terrestre e 23% das emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes da atividade humana.

Ao absorver, armazenar e libertar vastas quantidades de CO2 para a atmosfera de maneiras diferentes e em vários locais, consegue regular a temperatura da Terra. No entanto, os níveis de dióxido de carbono e de metano (CH4) libertados continuam a aumentar e o planeta tem cada vez mais dificuldade em limitar a subida das temperaturas. A este ritmo de absorção de gases de efeito estufa (CO2 e CH4) a água tende a tornar-se cada vez mais ácida, intoxicando a fauna e flora marítima com excesso de químicos.

Pequenos gestos para cuidar dos Oceanos no dia a dia:

No dia a dia é possível tomar cuidados que não prejudiquem os oceanos. Além de seguir hábitos mais ecológicos nas rotinas diárias, podemos:

  • Não depositar resíduos indevidamente na sanita;
  • Colocar embalagens nos ecopontos, e encaminhar os restantes resíduos para os contentores mais apropriados, seja o lixo comum, um ecocentro ou outro equipamento de encaminhamento para reciclagem;
  • Não deixar beatas de cigarro no chão;
  • Ter atenção ao lixo que geramos na praia. Quer sejam restos de comida, embalagens ou outros resíduos, estes devem sempre ser colocados nos devidos contentores. Se estiverem cheios, leva-os até outro contentor para evitar que estes resíduos sejam arrastados até ao mar.

Cuidar dos oceanos depende de todos, um gesto de cada vez pode fazer a diferença.