Já imaginou não ter de comprar roupa para o seu bebé até aos 24 meses? E sabia que isso pode ajudar a sua carteira e o ambiente ao mesmo tempo? Há um projeto que tem de conhecer.

Em junho do ano passado, três amigas juntaram-se com o objetivo de tornar os primeiros tempos da maternidade mais sustentáveis. Alguns meses depois, a ideia começou a dar frutos e hoje contam com várias famílias subscritoras e adeptas do projeto.

De que se trata, afinal? Daniela Catalão, Janete Silva e Diana Santos explicam: “A 100etiqueta é uma loja online que pretende não só ajudar o ambiente, mas também facilitar a vida das pessoas que precisam de vestir os seus bebés”. Para isso, são criados conjuntos de roupas provenientes de doações, dos zero aos 24 meses, e é disponibilizada uma consulta online para que possam ser escolhidos.

Fundadoras do site 100etiqueta

“Ao criarmos os kits, que podem ser consultados online, reduzimos a necessidade de comprar peças individuais em diversos sites ou lojas físicas de venda de roupa. Com apenas umclique,podemos proporcionar às pessoas a roupa que precisam”, esclarecem as empreendedoras.

O modo de funcionamento é simples. Quem quiser entregar roupa de bebé que já não sirva ou que não chegou a utilizar, só tem de procurar no site qual o ponto de recolha mais perto de si. Depois de entregue, a roupa é avaliada e direcionada para os diferentes kits consoante o tamanho. No caso de já não estar em condições de reutilização, é usada para criar acessórios, como panos, toalhitas, fraldas e até sacos para os conjuntos. Outras vezes, “a roupa que não é incorporada nos kits, mas está perfeitamente utilizável, é doada a famílias ou instituições que precisem”.

As três amigas afirmam que tem tido uma boa recetividade: “A quantidade de roupa que nos chegou desde o início é imensa”. Já criaram 60 conjuntos, com 20 peças cada. O objetivo passa por tornar estes kits circulares, isto é, propor às famílias que os recolhem que utilizem a roupa e a devolvam quando já não servir, permitindo que estas peças sejam reutilizadas diversas vezes.

Na 100etiqueta a preocupação com o ambiente vai além da reutilização de roupa. As fundadoras explicam que a empresa adota vários cuidados ambientais, como a escolha das caixas de transporte. “Até agora, todos os envios foram feitos em caixas reutilizadas e estamos constantemente atentas e apelamos a que nos façam chegar mais caixas usadas, de forma a podermos usar sempre este método. Utilizamos também fita cola de papel reciclável”, concretizam.

Estes cuidados estendem-se ainda à lavagem da roupa. A 100etiqueta trabalha com uma lavandaria no Porto onde se utilizam detergentes ecológicos e se tem atenção às quantidades lavadas de cada vez, de forma a diminuir a utilização de água.

Com poucos meses de funcionamento, as três amigas consideram que “ainda há muito a fazer”. A plataforma pretende sobretudo aumentar a sua comunidade e o seu público, assim como alargar a rede de parcerias de recolha de roupa.

Em resumo”, acrescentam, “o objetivo da 100etiqueta é promover uma redução na pegada ambiental enquanto cuidamos e acarinhamos as nossas famílias – pretendemos que os pais possam ter mais tempo para aproveitar em família com o serviço que lhes prestamos, mas que também comecem a educar na sustentabilidade desde o mês 0”.