O mundo da moda entra em 2024 com novidades mais amigas do ambiente. Na Austrália, o ARC Research Hub for Future Fibers do Institute for Frontier Materials da Universidade de Deakin está a estudar e a desenvolver formas de reciclar os têxteis.

Em que se transformam as roupas recicladas?

O principal objetivo deste Hub passa por reduzir a quantidade de resíduos têxteis coloridos que acabam por ir parar aos aterros australianos. Este polo de desenvolvimento está a criar um processo de extração de pigmentos, afim de obter novas formas de reutilizar vestuário e outros têxteis descartados.

Utilizando métodos de pré-processamento e moagem, que requerem o mínimo de energia, tempo e recursos possíveis, a experiência consiste em extrair pigmentos para criar novas formas de reutilizar vestuário e outros produtos têxteis. O investigador principal e professor associado deste núcleo, Rangam Rajkhowa, revela que as partículas produzidas a partir de resíduos têxteis separados por cores podem ser utilizadas para diversas aplicações.

O que estão a fazer ao certo para reaproveitar têxteis?

Ao separar os resíduos por cores, os investigadores extraem a coloração dos tecidos para reutilizar e reaproveitar a tinta. Esta pigmentação pode ser utilizada para tingir nova roupa ou para produções artísticas.

Através de um parceiro (Textile Recyclers Australia) este polo recebe resíduos de vestuário e outros tecidos descartados, provenientes de casas particulares, retalhistas ou da própria indústria. Estes materiais são separados por cores e triturados para produzir um pó fino que dará origem ao pigmento que pode ser utilizado para colorir novas roupas.

Até ao momento foram produzidos pigmentos em cores primárias, preto e ocre. “A nossa abordagem poderá responder aos enormes desafios da reciclagem de têxteis devido à complexidade das diferentes cores, fibras e misturas”, afirma o investigador.

Em que estão a ser utilizados estes pigmentos?

Para dar uso às pigmentações produzidas, foi criada uma exposição, a Perpetual Pigments, que testa os resultados do projeto.

Inspirados no tema “Cultura contínua de cor sustentável”, os artistas produziram obras de arte, bem como t-shirts e outras peças de roupa pintadas com recurso aos pigmentos reciclados.

“É fantástico que estes pigmentos reciclados possam ser usados ​​e testados. Esperamos que este seja o primeiro passo no desenvolvimento de novas formas de dar aos resíduos têxteis uma segunda vida”, conclui o investigador.

Em Portugal, já sabe como pode descartar os seus resíduos têxteis? Saiba mais sobre os contentores de roupa. Não descarte no lixo comum, encontre formas de reutilizar. Inspire-se com a RECICLA e mantenha-se a par das novas ideias sustentáveis que surgem todas as semanas.