É verão, as temperaturas sobem e a conta da eletricidade também. Saiba como manter a casa confortável com menos custos para a carteira e para o ambiente

  1. Sabia que 30% do frio ou do calor entra em casa pelas janelas e portas? Verifique se estão bem isoladas e gastará menos energia tanto a refrescá-la no verão como a aquecê-la no inverno.
  2. Mantenha persianas, estores e cortinados (quanto mais grossos melhor) fechados durante o dia, sobretudo nas janelas onde o sol incide, para fazerem barreira ao calor. Pelo contrário, à noite, mantenha as janelas abertas para deixar entrar a brisa fresca noturna.
  3. Troque o ar condicionado por uma ventoinha, seja de teto, de secretária ou de pé, que ajuda a circular o ar poupando cerca de 10% na conta da luz.
  4. Coloque uma taça com cubos de gelo à frente da ventoinha para ajudar a refrescar o ar circulante.
  5. Se a escolha tiver mesmo de recair sobre um aparelho de ar condicionado (para dias de calor extremo), então prefira os modelos com opção de poupança de energia, daqueles que se vão ligando e desligando automaticamente.
  6. Ajuste a temperatura deste equipamento às condições de conforto que no verão rondam os 20-25 graus centígrados. Quanto mais frio, mais gasta, e a diferença de um grau apenas pode representar uma poupança de 7% do seu consumo de energia.
  7. Ao usar o ar condicionado, não queira refrescar toda a casa ao mesmo tempo. Feche as portas das divisões mais frescas para que o ar frio se distribua onde realmente é necessário.
  8. Sempre que adquirir um aparelho elétrico, prefira os modelos com etiqueta de maior eficiência energética (Classe A ou B na escala). O investimento inicial pode ser maior mas a longo prazo compensa.
  9. No verão, evite tomar banhos quentes e demorados que provocam vapores que aquecem a casa.
  10. Desligue todas as luzes possíveis e prefira as de consumo reduzido.
  11. Nesta altura do ano, o frigorífico sofre. Para manter o frio numa cozinha quente precisa de se ligar mais vezes, logo, gasta mais e aquece o ambiente. Mantenha-o afastado das paredes, para que o ar possa circular, e longe da incidência direta do sol.
  12. Use menos o forno e o fogão. Prefira saladas, frutas e outras refeições leves e fáceis de preparar que pouco ou nenhum lume necessitam.
  13. Numa moradia, instale toldos nas varandas viradas para o sol para impedir a entrada do calor.
  14. Ter plantas em casa, sobretudo de grande porte, ajuda a refrescar o ambiente. Quanto mais “verde”, mais frescura à sua volta, tanto visual como efetiva.
  15. Nos dias de maior calor, espalhe bacias de água pela casa. Ao evaporar, o ambiente fica mais húmido. Não se esqueça de trocar a água todos os dias.