Quer adotar medidas mais amigas do ambiente e não sabe por onde começar? A RECICLA deixa-lhe uma mão cheia de sugestões para colocar o R de Reutilizar a trabalhar ao mesmo tempo que reduz a sua pegada ecológica das tarefas do dia a dia.

5 Formas de Reutilizar no dia a dia

Em casa, no escritório ou na escola, reutilize folhas usadas ou cadernos antigos para rascunhos ou para tirar apontamentos que depois irá passar a limpo ou para digital.  Aproveite ainda estas folhas soltas para os mais novos poderem fazer desenhos.

Experimente fazer compras sem ter de trazer para casa sacos de utilização única. Quer seja para uma ida ao shopping ou ao supermercado, leve sacos reutilizáveis de papel, de pano ou de plástico consigo para transportar as suas compras.

Já ouviu falar de compras a granel? Além de mercearias próprias, há vários supermercados que disponibilizam alguns produtos neste modelo. É muitas vezes o caso da fruta, dos legumes, de frutos secos e até de doces ou rações para animais. Experimente adquirir alguns produtos neste sistema e assim utilizar as suas próprias embalagens herméticas reutilizáveis.

Sejam elas de vidro ou plástico, pode levá-las vazias e trazê-las cheias, dando não só uso ao R de reutilizar como ao de recusar trazer mais do que a quantidade de que necessita.

Esta prática é ainda válida em talhos e peixarias. Seja dentro dos supermercados ou em negócios independentes, já é possível levar as suas próprias caixas para adquirir os produtos que pretende.

O R de Reutilizar é irmão do R de Reparar. Quer se trate de roupa ou de outros objetos que tem em casa, antes de descartar, confirme se não será possível dar-lhes uma nova vida. Se precisar de imaginação, espreite estas ideias para madeiras, para dar nova vida a utensílios de cozinha, cortinas de casa de banho ou até a bicicletas velhinhas.

Roupas velhas sem conserto podem até tornar-se os próximos embrulhos para presentes ou sacos de compras originais.

Outra forma ainda de colocar o R de reutilização em funcionamento em casa é através da reutilização da água do duche. Enquanto espera pela água quente, coloque um balde a armazenar a água fria. Mais tarde esta pode servir, por exemplo, para regar as plantas ou fazer descargas na sanita.

Experimente implementar estas ações na sua rotina. Lembre-se de que todos os pequenos gestos contam e que ao incorporar práticas de reutilização no dia a dia está a contribuir para a redução do impacto ambiental.