A marca de equipamento desportivo PUMA está a consolidar os seus passos na produção de roupa com têxteis reciclados. Desta vez, juntou-se ao conhecido upcycler americano Andrew Burgess para lançar uma coleção cápsula experimental.

Desde 2022, que os equipamentos de futebol das equipas que a PUMA patrocina – Manchester City, AC Milan, Olympique de Marseille e Borussia Dortmund, são produzidos em material reciclado. Este ano, a marca vai mais longe e em estreita colaboração com o estilista apresenta um conjunto de cinco designs a partir dos produtos de poliéster reciclado RE:FIBRE.

Andrew Burgess realiza diversos trabalhos através de técnicas de upcyling. A reutilização de peças de roupa danificadas ou já sem interesse de utilização são, por norma, a matéria prima do estilista. O estilista e a sua marca Vivid Visions juntaram-se à PUMA para criar uma coleção única com um novo tecido reciclado.

Esta nova coleção cruza moda futurista com o estilo desportivo e presta homenagem às raízes da PUMA. Ao mesmo tempo, celebra o compromisso da marca e de Andrew Burgess com a inovação têxtil mais amiga do ambiente.

Foi ao ver os processos e a tecnologia utilizada na produção de têxteis em tecido RE:FIBRE que Andrew Burgess se inspirou. “As tiras de tecido nas mangas representam o material RE:FIBRE que foi fiado a partir dos polímeros fundidos, enquanto o corte das calças e do casaco refletem o processo transformador”, descreve o estilista.

A coleção procura ser um espelho do processo da produção deste material reciclado. Os designs incorporam têxteis triturados, despolimerizados, repolimerizados e reimaginados.

 “Ver a inovação, a pesquisa, a maquinaria, as práticas sustentáveis e a produção envolvidas na confeção deste tecido foi uma experiência única. Quando penso na produção de vestuário, penso na fase final de costura, onde o tecido se junta para formar o produto acabado, que é normalmente o meu processo de upcycling. Mas aprender exatamente o que acontece na decomposição de têxteis usados que, de outra forma, iriam parar a aterros, foi muito interessante”, explicou Andrew Burgess.

Este projeto de moda surge na continuação do PUMA Voices of A RE:GENERATION, uma iniciativa que visa melhorar a transparência e reforçar a comunicação sobre a sustentabilidade da marca.

“Repensar a forma como produzimos vestuário e experimentar novas formas de avançar para um modelo de negócio mais circular é uma das grandes prioridades da nossa estratégia de sustentabilidade”, descreve a chief security officer da marca, Anne-Laure Descours.

O mundo da moda está em constante evolução e a procurar reduzir o seu impacto no ambiente. Já conhece o projeto australiano que cria novos pigmentos através da reciclagem têxtil? Ou esta marca portuguesa que faz um “close the Loop” com material reciclado? Deixe-se inspirar.