Recorda-se de lhe termos dado a conhecer o telemóvel Fairphone3? Voltamos a ligar à sustentabilidade para, desta vez, lhe falarmos da pegada ecológica dos smartphones e para partilhar algumas dicas de como tornar o seu telefone mais amigo do ambiente.

Dados da ONU revelam que menos de 20% dos telemóveis produzidos no mundo são reciclados. A manter estes valores, dentro de 20 anos, as tecnologias de comunicação serão responsáveis por 14% da pegada ecológica global.

Sabia que cada europeu gera em média, por ano, 15,6kg de resíduos eletrónicos?

Como tornar os telemóveis mais ecológicos?

Diminuir a pegada carbónica do seu telemóvel envolve ações bastante simples:

  • Desde logo, quanto mais tempo conseguir dar uso ao seu dispositivo, maior é a probabilidade de diminuir o seu impacto ambiental.
  • Utilize-o com cuidado para evitar partir ou estragar determinados componentes. Assim aumenta também o seu tempo de vida.
  • Tem um problema no smartphone? Procure reparar em vez de adquirir um novo.
  • Mas, se já não há nada a fazer ao seu telemóvel, então o melhor é procurar a melhor forma de o reciclar.

Para onde vai o telemóvel em final de vida?

Com certeza que conhece alguém que guarda um telefone antigo dentro de uma gaveta até que um dia o coloca no lixo indiferenciado. Não contribua para estas estatísticas. Este não é o destino ideal, saiba como reciclar o seu telemóvel.

Ao precisar de mudar de smartphone, seja porque o ecrã se partiu, a bateria deixou de ter a duração ideal, ou porque a câmara já não funciona como deve ser, coloque-o num contentor de resíduos elétricos e eletrónicos.

Onde dar nova vida aos telemóveis estragados?

  • Contentor de resíduos elétricos e eletrónicos
  • Devolução à marca;
  • Pontos de recolha próprios, como a Worten ou a Vodafone.

Porquê reciclar telemóveis?

Não se trata apenas de aproveitar o plástico presente no exterior do dispositivo. A associação internacional WEEE Forum revela que dos telemóveis se podem recuperar grandes quantidades de matéria-prima. Pelas contas desta associação, ao reciclar um milhão de telemóveis é possível recuperar quase 250 quilos de prata, pelo menos 22 de ouro e 9 de cobre.

Não reciclar tem impactos para a saúde?

Dar um destino circular aos nossos resíduos, quer sejam embalagens, quer sejam aparelhos eletrónicos, reduz diversos impactos para o ambiente e para a saúde.

No caso concreto dos telemóveis e dos resíduos elétricos e eletrónicos, o descarte incorreto e as substâncias potencialmente perigosas que libertam, quer diretamente para o ambiente, quer resultantes da sua incineração, podem causar, segundo a United Nations Environment Programme, problemas nos ossos, no sistema nervoso central e no respiratório.

Agora já sabe, dê um destino circular ao seu telemóvel e leve-o até um ponto de reciclagem.

E, para ficar a par de mais ideias sustentáveis, deixamos um convite: subscreva a newsletter da RECICLA.