No Dia Internacional da Reciclagem, a RECICLA mostra-lhe como esta ação é importante para criar embalagens, objetos e utensílios reciclados. Conheça alguns projetos que utilizam a reciclagem para criar novos produtos.

A reciclagem está de parabéns e Portugal também. Desde 1996, que os portugueses já levaram para os ecopontos 10 milhões de toneladas de embalagens, fazendo com que este fluxo da reciclagem seja o único a cumprir as metas previstas. Apesar de em 2023 a taxa de retoma ter sido 55,3%, ainda há muito a fazer para atingir a meta de 65%, prevista para 2025.

Porquê reciclar? Ao levarmos as embalagens para o ecoponto estamos a permitir que estes resíduos sejam transformados em novas matérias-primas para criar novos produtos.

Veja aqui alguns exemplos:

As garrafas de água recicladas deram origem a roupa inclusiva

O projeto RE2(W)IN recorreu a resíduos de embalagens PET, de que são exemplo sobretudo as garrafas de água e sumos, para a produção de peças de roupa inclusivas para quem sofre de sialorreia (produção excessiva de saliva) e de hiperidorese (transpiração em excesso).

Este projeto, apoiado pela Sociedade Ponto Verde, foi ideia da consultora de inovação social Blindesign, em parceria com a Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência.

Dos resíduos de embalagens, a par do desenvolvimento de estruturas têxteis funcionais, para a gestão de humidade, nasceram três peças de vestuário com design inclusivo: um punho, um lenço e um colete.

Dos brinquedos nascem galochas e novos brinquedos

O projeto REPLAY lançado em 2021 tem como objetivo dar uma nova vida aos brinquedos descartados ou que as crianças já não usam. Recolhidos e separados por tipos de material, o plástico dos brinquedos pode ser utilizado para criar novas peças e jogos para brincar, os elementos elétricos e eletrónicos são enviados para reciclagem própria e a borracha presente em bonecos e outros pormenores, em parceria com a marca Lemonjelly, foi utilizada para criar galochas infantis.

Esta impressora 3D recicla embalagens de batatas fritas, manteiga e iogurtes sólidos

O 3D-Misto é um projeto de investigação e desenvolvimento que permite voltar a utilizar os resíduos de embalagens de plástico misto, de que são exemplo as embalagens de batatas fritas, de iogurte sólido ou de manteiga, através da sua transformação com recurso à impressão 3D.

Esta impressora não precisa de moldes para gerar produtos e utiliza como matéria-prima este tipo de resíduos de embalagens.

Os resíduos apanhados na praia agora são skates coloridos

O Movimento Claro constituído por voluntários que apelam ao cuidado com a poluição ambiental nas praias encontrou uma forma colorida e divertida de dar nova vida aos plásticos incorretamente descartados.

Através das máquinas do Precious Plastic que permitem transformar os plásticos através de moldes, os resíduos encontrados foram reciclados para fazer skates. Estes podem ser utilizados por quem quiser deslizar sobre rodas no SkatePark do Bairro da Torre, na freguesia de Carcavelos.

Marcas que procuram material reciclado

Além de poderem ser utilizados em projetos específicos, os resíduos de embalagens, depois de reciclados, podem ser novamente incorporados em novas embalagens. Seja plástico, vidro ou cartão, são inúmeras as marcas que já utilizam uma percentagem significativa de material reciclado.

Por exemplo, a Compal utiliza garrafas de sumo de vidro 100% recicladas. Nas embalagens de plástico, é comum vermos detergentes para a roupa, como os da marca Persil, a referir a utilização de uma percentagem de material reciclado, o mesmo acontece com marcas de champôs. Também no papel e cartão, as caixas de ovos ou os sacos de transporte, apesar de não referirem, são muitas vezes produzidos com material reciclado.

Ainda está à procura de motivos para levar as suas embalagens ao ecoponto? Conheça aqui as vantagens da reciclagem. Se ainda não separa todas as embalagens que utiliza comece hoje mesmo a dar mais uso aos ecopontos ou convença amigos e vizinhos a fazê-lo. Continue a acompanhar a RECICLA para ficar a par de todas as ideias sustentáveis que vão surgindo.