Vai comprar um computador, tablet ou smartphone? Pense no ambiente! A reciclagem continua a dar cartas, ou melhor, tecnologia. Chegou a vez de os computadores e telemóveis ficarem mais amigos do planeta. Se estiver à procura de um novo, saiba que já existem modelos mais sustentáveis no mercado. Curioso por saber quais? A RECICLA conta-lhe todos os pormenores, já de seguida.

Como é que a tecnologia está a tornar os computadores mais sustentáveis?

Tomemos como exemplo o Acer Aspire Vero, para uso particular, e o Acer TravelMate, para uso profissional. Estes modelos tornam-se inovadores e mais ecológicos porque utilizam plástico reciclado proveniente de embalagens nos chassis e nos teclados. O recurso a estes materiais permite não só o reaproveitamento, como também uma poupança na emissão de CO2 para a atmosfera.

Acer Aspire Vero

Além de fabricados com materiais reciclados, a sua embalagem é reciclável. A caixa de cartão segue para o ecoponto azul e a esferovite que protege o equipamento, vai para o ecoponto amarelo.

Além de reciclar, reutilizar é também muito importante para preservar a longevidade dos equipamentos eletrónicos. Por isso, estes computadores são concebidos para serem facilmente desmontáveis, simplificando o processo de reparação ou atualização dos sistemas, evitando, assim, que se tornem obsoletos rapidamente.

Mas, há mais marcas a assumir o mesmo compromisso e a tornar-se mais sustentáveis. É o caso da Lenovo e dos seus portáteis ThinkPad Z. Esta nova linha inclui material como alumínio reciclado e couro preto vegan reciclado.

Os telemóveis também ligam a tecnologia à sustentabilidade

Além dos computadores, outras áreas da eletrónica seguem o exemplo num caminho mais circular. É o caso dos telemóveis. Já aqui lhe demos a conhecer o Fairphone 3 que liga e muito à sustentabilidade.

Também a Samsung tem no mercado desde março um novo smartphone feito com plástico reciclado proveniente de resíduos recolhidos nos oceanos. Ainda não é conhecida a quantidade de material reciclado a incorporar, mas a notícia é positiva, pois revela-se um passo em frente num caminho mais sustentável, ao mesmo tempo que serve de exemplo para outras marcas.

Também os gadgets estão mais verdes

A Microsoft já anunciou os seus objetivos para atingir melhores metas de sustentabilidade e neutralidade carbónica até 2030. Um dos primeiros passos implementados já está no mercado, a Xbox S.

Esta consola incorpora plástico reciclado, quer no corpo exterior, quer em alguns componentes internos. A somar a estas características foi construída de forma a melhorar o modo de poupança de bateria, consumindo 20 vezes menos energia quando está em standby.

São, pois, cada vez mais os aparelhos tecnológicos que estão a aplicar no seu fabrico matérias-primas mais amigas do ambiente e circulares. Parte de si fazer a escolha que vai ao encontro dos seus valores e descartar o antigo equipamento num contentor para resíduos elétricos e eletrónicos.