Porque reciclar faz sempre parte da solução, se está a fazer as malas para ir de férias, não se esqueça de incluir mais um item: a reciclagem. Para pôr em prática no alojamento.

Comece por pensar no que faz em casa. Tem um ecoponto na cozinha ou na varanda, com as três cores básicas das embalagens? E domina a arte de bem separar os seus resíduos? Certamente que sim, mas não custa nada recordar:

  • O ecoponto amarelo é o lugar ideal para as suas embalagens de plástico ou de metal. Com as garrafas de água, os copos dos iogurtes, sejam eles líquidos ou sólidos, e como as latas de refrigerantes ou de atum, só para dar alguns exemplos.
  • Já o ecoponto azul é o destino do papel e do cartão. Como o das caixas de bolachas. Mas não como o das caixas de pizza ou das bolas de Berlim, porque contém gordura que pode prejudicar a reciclagem.
  • E o verde aguarda pelo vidro, seja das garrafas de cerveja e vinho, seja dos frascos de salsichas.

Feita a revisão da matéria dada, o passo seguinte é transpor estas regras para as férias. O que, na prática, significa criar um ecoponto doméstico. Pode improvisar ou levar um ecobag, como os da Sociedade Ponto Verde. Se tem casa própria ou se optou por arrendar alojamento, a tarefa está facilitada: depende só de si. Continue a separar as embalagens e procure o ecoponto de rua mais próximo – informe-se junto da autarquia local sobre os dias de recolha seletiva.

Mas e num hotel? A tarefa já não depende exclusivamente de si, mas, ainda assim, há muito que pode fazer. Informe-se sobre as práticas do alojamento, procurando saber se existe e como funciona o sistema de separação de embalagens. Caso não exista, vá pelos seus dedos e pelos seus pés, o mesmo é dizer que deve continuar a guardar as embalagens do que consome no quarto para depois as depositar num ecoponto de rua: não custa nada, aproveite o seu passeio diário para as levar.

A tarefa pode parecer mais difícil se estiver a acampar. Ou talvez não. Afinal, há cada vez mais parques de campismo com preocupações sustentáveis, até porque se inscrevem em plena área natural. O mais provável é que haja um ecoponto no próprio parque, onde pode depositar diariamente as suas embalagens. Mas, se não houver, não as deite no lixo indiferenciado: guarde-as e, numa visita à localidade mais próxima, deposite-as num ecoponto de rua.

O ideal, porém, é que diminua o uso de embalagens descartáveis – sempre que possível reutilize-as e, melhor ainda, opte por alternativas mais duradouras. E já há embalagens à base de materiais reciclados.

O que é importante é que reciclar faça parte do verão. Boas férias!