A noite da passagem de ano aproxima-se e, desta vez, já sendo possível festejar mais livremente, é preciso ter ainda atenção à pegada ecológica. Divirta-se, mas aproveite para festejar também a sustentabilidade. E, já agora, contribua para as suas próprias metas de reciclagem, terminando 2021 em grande. Como? Siga o nosso guia para uma festa sem stress e sem prejuízo para o planeta.

Escolher o local para a passagem de ano

Primeiro é preciso escolher onde é que a festa se vai realizar para de seguida organizar toda a logística e fazer uma lista do que é necessário levar ou comprar.

Fora de portas

Seja numa praia, num jardim, ou noutro espaço público tenha atenção aos resíduos que podem ser gerados. Leve consigo sacos para colocar o lixo comum e separar as embalagens. Numa noite em que as bebidas são as rainhas da festa é importante separar garrafas de vidro e de plástico para depois as colocar nos respetivos ecopontos.

Em casa de amigos

A festa vai ser em casa de amigos ou familiares? É melhor redobrar a atenção para não partir nada. Se, por azar, houver algo que não chegue inteiro ao ano novo, seja loiça, pyrex, um espelho ou algum objeto de decoração, não coloque no ecoponto. É que esses materiais não podem ser reciclados em conjunto com as garrafas de vidro.

A passagem de ano é em minha casa

Vai celebrar em casa? Evite utilizar loiça descartável. Pode parecer a melhor opção, mas não é nada eco-friendly. Seja de plástico ou de papel, pratos, copos e talheres, são resíduos que devem ser encaminhados para o lixo indiferenciado e que depois são incinerados ou enviados para aterro.

Utilize loiça reutilizável e, se possível, guardanapos de pano: assim, é só lavar e voltar a usar. Menos resíduos, mais sustentabilidade. Se fizer cocktails não se esqueça: nada de palhinhas de uso único, a não ser que sejam palhinhas sustentáveis.

O que levar ou comprar na passagem do ano

É verdade que, para muitos, esta é uma das festas mais esperadas do ano, mas não exagere no banquete. O desperdício alimentar é um dos grandes potenciadores do aquecimento global. Quer cozinhe, quer compre pronto, evite quantidades desapropriadas para o número de pessoas que vão participar. Se sobrar comida, reparta pelos amigos e familiares ou aproveite para um brunch especial no primeiro dia do ano.

Comida

A festa é para ser aproveitada ao máximo e não quer perder pitada.

Se vai comprar a refeição já pronta, não se esqueça de que as bandejas de alumínio são recicláveis mesmo com um pouco de gordura. Basta escorrer, espalmar e colocar no ecoponto amarelo.  

Mas, se vai cozinhar, lembre-se de apostar nos produtos nacionais e, se possível, nos locais e sazonais.

Bebidas

A passagem do ano não será em sua casa, mas vai levar algo? As estrelas da noite são, além das guloseimas, as bebidas.

Quer seja a cerveja ou um licor a sua bebida de eleição para esta noite, não se esqueça das caricas e das tampas de alumínio. Pode colocá-las juntamente com as embalagens no ecoponto verde.

Também as garrafas de plástico se querem com tampa no ecoponto amarelo. Quando os sumos acabarem, espalme corretamente as embalagens, para que ocupem menos espaço e coloque-lhes as tampas.

Escolher a roupa para a passagem do ano

Ano novo vida nova, não é verdade? E se, para começar diferente, este ano, em vez de comprar uma indumentária a estrear, adquirisse algo em segunda mão? É estreado na mesma por si, mas tem um menor impacto para o planeta, pois ganhou mais tempo de vida ao ser reutilizado.

Existem diversos sites onde pode adquirir peças de roupa em segunda mão ao seu gosto. Já aqui lhe demos a conhecer a Vintage, por exemplo, mas há mais. A MyCloma é outra hipótese também.

Entre em 2022 mais sustentável. Onde quer que seja a festa, recicle sempre.