A Academia Ponto Verde está de regresso para mais uma edição do concurso “Reciclar é na boa”. Até janeiro, alunos do segundo e terceiro ciclos, do ensino secundário e profissional de todo o país podem inscrever-se e começar a participar nos diversos desafios propostos. No final, há um conjunto de prémios que nenhum vai querer perder.

São os professores que inscrevem as turmas no site da Academia Ponto Verde. Não há limite de participações por escola e os interessados podem optar por um de dois modelos do concurso.

Formas de participar no concurso da Academia Ponto Verde

Os interessados podem escolher participar no modelo livre ou ser uma Escola Recicla+.

Quem participar no modelo livre vai poder escolher alguns desafios, que tanto podem ser realizados em grupo como de forma individual. Jogos interativos, atividades como fazer “O Desenhário da Reciclagem”, ser “Youtuber da Reciclagem”, ou “Maratonistas da Reciclagem” são algumas das propostas.

Os interessados que pretendem ser uma Escola Recicla+ vão poder participar num concurso de criação artística, traçar um plano de ação para aumentar a reciclagem na escola e fazer uma atividade social e ambiental na comunidade envolvente. Os que obtiverem o melhor resultado terão a oportunidade de passar uma noite no Jardim Zoológico ou de realizar uma viagem ao Parlamento Europeu.

Como tornar a escola mais amiga da reciclagem?

A RECICLA esteve na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, no Montijo, que se inscreveu para ser uma Escola Recicla+ e acompanhou uma das primeiras atividades: um debate em que os alunos discutiram quais as principais soluções de que a escola precisa para reciclar mais e melhor.

Conheça neste vídeo as propostas apresentadas por alguns dos alunos.