Chegou a folia do Carnaval e com ela muitas festas e festejos diferentes. Este ano, quer organize uma festa com amigos quer saia para viver o Carnaval fora de casa lembre-se do ambiente. A RECICLA deixa-lhe algumas dicas essenciais para um Carnaval com uma pegada carbónica mais reduzida.

O Carnaval pode ser reciclado!

Como para qualquer festa, mas sobretudo para esta em que as máscaras são o mote, é preciso um disfarce. Para um Carnaval mais ecológico, opte por alugar o seu disfarce, reutilizar um que já tinha de outros anos, troque com amigos, ou até pode optar por comprar em segunda mão.

Se a maquilhagem fizer parte e o glitter for imprescindível, experimente uma receita mais natural. Com apenas sal e corante alimentar conseguirá uma receita natural e igualmente brilhante.

Adicione aos poucos a cor ao sal até obter a tonalidade pretendida, depois deixe repousar durante duas a três horas. Outra opção é assar a mistura no forno forrado com papel vegetal durante 10 a 15 minutos e utilizar depois de arrefecer.

Festas de Carnaval ao ar livre

Para quem festeja o Carnaval na rua há também dicas simples e ecológicas fáceis de pôr em prática.

Por exemplo, como vai chegar à festa? Utilize transportes públicos ou boleia de amigos. Quanto menos carros circularem, mais fácil será de aproveitar o espaço e melhor para o ambiente também.

Sejam bebidas alcoólicas ou não, uma festa implica sempre beber qualquer coisa. Por isso, Utilize os copos reutilizáveis que guardou dos festivais ou arraiais e leve-os consigo. Assim estará a reduzir o uso de copos descartáveis.

A folia em sua casa ou em casa de amigos

Festejar o Carnaval com uma festa particular é também bastante divertido. No entanto, também aqui há cuidados ambientais a ter em conta.

Evite o uso de loiça descartável. Pode parecer a opção mais rápida e fácil, mas lembre-se que pratos, copos e talheres descartáveis não podem ser colocados nos ecopontos.

Foi convidado para uma destas festas? Opte por levar algo feito por si, aperitivos, um prato em particular ou uma sobremesa. Acondicione tudo em caixas herméticas e, no final, se sobrar, já tem como guardar, sem desperdiçar alimentos.

Onde quer que festeje, recorde-se sempre de separar as suas embalagens ou de as guardar para quando for possível as colocar nos ecopontos mais próximos. Recorde aqui tudo o que é de Carnaval e pode ser reciclado. Se precisar de ajuda para encontrar ecopontos na rua, utilize a WasteApp.