4, Julho 2024
Neste verão os fatos de surf querem-se mais amigos do ambiente
Verão é sinónimo de praia, ondas e, claro, surf. Esta modalidade que tanto desperta os praticantes para os cuidados com o oceano, pode, agora, ser ainda mais ecológica. Há novos fatos de surf feitos com base na economia circular, de que são exemplo conchas de ostra reciclada.
Verão é sinónimo de praia, ondas e, claro, surf. Esta modalidade que tanto desperta os praticantes para os cuidados com o oceano, pode, agora, ser ainda mais ecológica. Há novos fatos de surf feitos com base na economia circular, de que são exemplo conchas de ostra reciclada.
A marca portuguesa Deeply continua a apostar na produção mais consciente e este verão lançou duas novas coleções de fatos de surf, a Explorer III e a Limitless III. Ambas produzidas com recurso a diversos pormenores mais amigos do ambiente.
“Grande parte da nossa inspiração surge da nossa ligação ao Oceano e à Natureza”, refere o diretor criativo da Deeply, Tiago Lemos.
Fatos de surf criados a partir de conchas de ostra reciclada
Os fatos são produzidos com Mineralprene, um produto criado a partir de uma mistura de conchas de ostra reciclada e convertida em pó de óxido com pedra calcária. O calcário extraído da terra é usado para substituir os produtos petroquímicos que, normalmente, compõem os materiais que fazem os fatos de surf.
Ao utilizar o calcário, a marca está a optar por um mineral natural e que oferece maior flexibilidade, mais leveza e permite maior proteção contra os raios solares. A mistura criada permite criar uma espuma de borracha mais natural.
“Quando desenvolvemos os nossos produtos, tentamos sempre que sejam o mais sustentáveis possível. Sabemos as limitações que existem no mundo do Surf no que toca a este tema, logo, ao desenvolver um produto temos sempre em conta a qualidade dos materiais utilizados de forma a construir produtos extremamente duráveis e que sejam intemporais”, conclui o Diretor Criativo.
Outros pormenores que tornam os fatos de surf mais ecológicos
Além deste novo produto que diminui a pegada ecológica dos fatos, há outros pormenores que contribuem para os tornar mais amigos do ambiente.
Estes fatos de surf são feitos com recurso a uma cola de laminação à base de água que permite eliminar, por fato, 600 gramas de compostos orgânicos voláteis prejudiciais.
A marca incorporou também carbon black resultante de pneus nos fatos de surf, o que permite reduzir emissões de CO2 em 72%.
Mas há mais produtos reciclados nestes fatos de surf. A Deeply utiliza um tecido criado à base de garrafas plásticas recicladas, adicionando cor através de um processo de tingimento de dope dyeing, que diminui a quantidade de químicos utilizados.
Torne este verão mais amigo do ambiente. Veja como poupar água, não desperdiçar alimentos e claro como manter o foco na separação de embalagens, mesmo quando vai de férias e viaja para fora do país.