Já se cruzou com a expressão ecodesign? Sabe o que significa e qual a importância de optar por produtos criados com base nestes princípios? A RECICLA explica e coloca-o a par de várias ideias sustentáveis com base neste modelo de produção.

Ecodesign

O ecodesign ou design ecológico é uma forma de prevenção de resíduos que tem como objetivo minimizar o impacto ambiental das embalagens e produtos.

Como? Através das decisões tomadas no momento de desenhar um produto. De acordo com a Comissão Europeia, 80% do impacto ambiental que um produto tem ao longo do seu ciclo de vida é determinado na fase de design.

Desde a extração de matéria-prima, passando pela produção, distribuição, consumo e possibilidade de reutilização, reparação e reciclagem, todos os pormenores são pensados para aumentar o tempo de utilização e reduzir o impacto do produto no ambiente. No que toca às embalagens, o Ecodesign passa também por tomar decisões que possam diminuir o seu impacto ambiental, como por exemplo: reduzir o peso de uma embalagem, eliminar componentes que não sejam essenciais à sua utilização ou mesmo aumentar a sua reciclabilidade utilizando materiais compatíveis.

Porquê optar por produtos que seguem práticas de ecodesign?

Adotar um estilo de vida mais consciente do impacto das ações diárias no ambiente é um caminho que muitos portugueses têm vindo a procurar fazer. Alterar pequenos detalhes no dia a dia, adotar formas de utilizar mais a regra dos 3R – reduzir, reutilizar e reciclar, entre outras ações que podem fazer a diferença. Optar por produtos criados com menor impacto ambiental também.

Que marcas portuguesas utilizam ecodesign nas suas práticas?

São já bastantes as empresas e projetos que utilizam o ecodesign para criar e embalar os seus produtos.

Por exemplo, a Zouri é uma marca de calçado, que, em parceria com organizações não governamentais, recolhe resíduos de plástico do mar e reutiliza-os como matéria prima para criar sapatos. Pode saber mais sobre como são feitos aqui.

Ainda no mundo do calçado, a Wayz , que a RECICLA já deu a conhecer, alia a sustentabilidade à portugalidade para produzir sapatos de forma ética, recorrendo à reciclagem de outros sapatos para fazer novas solas.

Do calçado à roupa, são inúmeras as marcas, que como a NÜWA procuram reduzir o seu impacto recorrendo ao ecodesign dos seus produtos. Poupar o máximo de água possível e utilizar garrafas de plástico PET recicladas são por isso os princípios na base destas peças de roupa. Leia aqui como são produzidas.

Outro exemplo de vestuário mais circular e que adota o ecodesign no seu estilo é a nova coleção da Play Up, “close the loop”, um conjunto de peças que são feitas com recurso a material reciclado, sejam roupas recicladas ou desperdícios têxteis industriais.

Mas não só de vestuário se ocupa o ecodesign. A Flowco é uma empresa de quatro amigos arquitetos que criam mobiliário urbano com recurso a materiais reciclados. Mais recentemente criaram ainda outros produtos feitos a partir da reciclagem de solas de sapato.

O mesmo acontece com projetos como a Nãm, uma horta urbana que utiliza borras de café para a produção de cogumelos. Em parceria com a Delta, recolhem-se as borras dos cafés locais que de desperdício se transformam em matéria prima para adubar os cogumelos.

Da arquitetura à decoração, passando por adereços diversos, o ecodesign pode estar presente na produção de todo o tipo de produtos. Continue a acompanhar a RECICLA para se manter a par das ideias sustentáveis que vão surgindo.