24, Fevereiro 2023
O que falta para ser mais sustentável?
Quer adotar a uma rotina mais amiga do ambiente? Já faz a reciclagem e utiliza sacos reutilizáveis para ir às compras, mas sente que ainda pode fazer melhor? A RECICLA deixa-lhe um conjunto de dicas para pôr em prática e reduzir a sua pegada carbónica no dia a dia.
Quer adotar a uma rotina mais amiga do ambiente? Já faz a reciclagem e utiliza sacos reutilizáveis para ir às compras, mas sente que ainda pode fazer melhor? A RECICLA deixa-lhe um conjunto de dicas para pôr em prática e reduzir a sua pegada carbónica no dia a dia.
Seja em casa ou no escritório, em todas as atividades diárias é possível adotar hábitos mais ecológicos. Veja aqui o que fazer em cada situação.
Em tarefas para a casa é possível ser mais sustentável
Dentro de casa há inúmeras tarefas em que é possível ter maior atenção à pegada carbónica. Por exemplo, se tiver de optar entre lavar loiça à mão ou na máquina, a melhor escolha é a máquina.
Com os eletrodomésticos
Segundo a Finish, lavar loiça à mão significa um gasto médio de 49 litros de água. Uma máquina da loiça recente utiliza, em média, 12 litros por ciclo. Já o consumo de água de uma máquina de roupa é de 38 a 80 litros por ciclo. Estas quantidades de água devem ser bem aproveitadas, por isso, sempre que precisar de colocar loiça ou roupa a lavar certifique-se de que enche bem as máquinas para economizar o máximo de água possível.
Tem um desumidificador em casa? E o que faz à água quando o depósito do aparelho está cheio? Reutilize-a para outras tarefas. Esta água é boa para utilizar no ferro de engomar ou para descargas de autoclismos.
Olhar para os gastos com a eletricidade é outro fator importante. Sabe como manter a casa quente sem utilizar mais energia? E o seu frigorífico estará bem organizado?
Os produtos que colocamos dentro do frigorifico tem sítios específicos onde ser colocados para se manterem na temperatura ideal.
Assim, na porta, onde faz menos frio, deve guardar-se ovos, manteiga, doces, águas, sumos, leite ou vinho. A prateleira de cima é o local indicado para colocar refeições prontas a consumir por encetar, natas, produtos de charcutaria ou patés. Na prateleira do meio pode arrumar queijos e iogurtes e refeições que sobram em caixas herméticas. Já a prateleira de baixo destina-se aos produtos perecíveis. É onde se encontra a temperatura mais baixa e muitos frigoríficos têm também gavetas já com indicação para guardar carne e peixe, legumes e fruta.
Nas compras
Se já tem o hábito de levar sacos reutilizáveis para transportar as suas compras ficam apenas a faltar-lhe alguns pormenores como:
- Sacos de rede ou pano para acomodar a fruta e os legumes;
- Caixas herméticas para ir à peixaria e ao talho;
- Sacos de pano para o pão.
No escritório ou a caminho a sustentabilidade pode estar presente
Utilizar transportes públicos, ir a pé, de bicicleta ou trotineta ou mesmo de veiculo partilhado com um colega são os primeiros passos para tornar a rotina diária mais amiga do ambiente. Mas, e já durante o dia de trabalho, o que é possível fazer?
Uma forma muito simples de diminuir a sua pegada carbónica passa por ter talheres suplentes. Porquê? Caso não tenha o hábito de levar comida preparada de casa, sempre que encomendar uma refeição deixa de precisar de pedir talheres descartáveis.
O mesmo se aplica caso tenha o hábito de pedir um café ou outra bebida de máquina para consumir on going. Se tiver consigo uma caneca ou uma chávena reutilizável pode ser servido na sua própria loiça e assim evita utilizar uma dezena de copos descartáveis numa semana.
Em qualquer momento há ações que fazem a diferença
Quer seja em casa, no escritório ou noutro local, separar as embalagens e coloca-las no respetivo ecoponto é sempre um passo importante em direção à sustentabilidade.
Se está interessado em fazer ainda mais neste sentido, sempre que possível opte pelas embalagens amigas da reciclagem e espalme-as corretamente, facilitando o processo de recolha.
Estas tarefas já não são novidade para si? Então, está na altura de começar a separar também os resíduos orgânicos, isto é, os restos de comida e as cascas dos alimentos. Tudo isto pode e deve ser separado para ser encaminhado para a compostagem. Informe-se junto da sua câmara municipal sobre como pode contribuir e como pode separar os seus resíduos orgânicos.
O próximo passo envolve incentivar e ajudar amigos e familiares a fazer o mesmo para que, juntos, diminuíam o impacto diário de cada ação.
Mantenha-se a par do mundo da sustentabilidade ambiental e das regras da reciclagem. Acompanhe a RECICLA e assine a newsletter para não perder as novidades e dicas mais amigas do ambiente.