Os cuidados ambientais já chegaram aos centros comerciais e, um pouco por todo o país, há espaços a criar e a adotar medidas mais amigas do planeta. Desde a redução de recursos, como energia e água, à reciclagem, passando por iniciativas sociais e sustentáveis, saiba o que tem vindo a ser feito.

aqui mostramos como o Espaço Guimarães ajuda a melhorar o ar da cidade com a sua tela publicitária. Renovada pelo terceiro ano consecutivo, a empena revestida filtra o ar, fazendo o trabalho equivalente ao de 100 árvores. A sua instalação contribui para a redução de gases poluentes numa das artérias mais movimentadas da cidade.

Esta é já a terceira tela a realizar estas funções. As anteriores foram recicladas através de trabalhos manuais criados por crianças e jovens portadores de deficiência da associação ACIP — Ave Cooperativa Intervenção Psicossocial.

“Sentimos que esta tela purificadora de ar é um dos projetos que mais beneficia todos. Vamos mais longe e voltamos a unir esforços com a ACIP para criar peças vendáveis e de grande utilidade a partir das antigas telas de comunicação do centro comercial. Este projeto une assim a componente de responsabilidade social e ambiental de forma única”, explica o Marketing Manager do Espaço Guimarães, Kevin Martins.

O Parque Nascente Shopping é outro espaço que está a tomar medidas mais conscientes. Desde 2019 que a sustentabilidade tem sido um tema a ter em conta nas atividades deste centro comercial. Além da horta urbana, que se encontra na zona de esplanada e que produz legumes, frutas e ervas aromáticas de forma ecológica, o aumento da reciclagem tem também sido incentivado. 

Ao longo dos últimos três anos, o centro comercial conseguiu aumentar em 61,1% a reciclagem de embalagens de plástico, em 10,1% e 7,3% as embalagens de metais e de papel e cartão, respetivamente, bem como a reciclagem de embalagens de vidro, que cresceu 107,5%.

Os centros comerciais, NorteShoping, Colombo, Vasco da Gama e CascaiShoping são mais alguns exemplos. Geridos pela Sonae Sierra, desde 2002 que as preocupações com a poupança de eletricidade e água têm vindo a ser destaque. Até ao momento as medidas implementadas já permitiram poupar 66% de energia e 41% de água.

Entre diversas iniciativas sociais, como a de doar roupa e outros materiais para instituições carenciadas ou a criação de trolleys para transportar as compras sem recorrer a sacos de plástico, estes estabelecimentos criaram ainda as “water refill stations”. Tratam-se de fontes de água que os visitantes podem utilizar gratuitamente para encher as suas garrafas.

Deixe-se inspirar e comece também a fazer compras mais sustentáveis. A granel, em segunda mão, com recurso a transportes públicos ou com sacos reutilizáveis, siga as sugestões da RECICLA para adotar hábitos mais amigos do ambiente.