14, Agosto 2024
Sabe em que se transformam as raquetes em fim de vida?
A economia circular continua a inovar e a dar nova vida ao que estava sem utilização, através da reciclagem. Há um projeto que está a transformar raquetes, sobretudo de ténis, mas também de outros desportos, em novos produtos.
A economia circular continua a inovar e a dar nova vida ao que estava sem utilização, através da reciclagem. Há um projeto que está a transformar raquetes, sobretudo de ténis, mas também de outros desportos, em novos produtos.
A Tecnifibre, uma marca internacional francesa que produz e vende material desportivo ligado ao ténis e outros desportos com raquetes, como o squash ou o padel, encontrou uma solução para dar nova vida a este material em fim de vida.
Das cordas das raquetes usadas, bem como do material excedente de produção estão a nascer t-shirts técnicas, recicladas e recicláveis.
Em colaboração com outras marcas a nova gama X-LOOP, apresenta t-shirts técnicas, ultraleves e respiráveis.
Raquetes que se transformam em t-shirts
Para dar vida a estas t-shirts, a Tecnifibre conta com a colaboração do seu fornecedor de cordas do norte de França que fornece os excedentes de produção. Nas suas lojas e nos torneios de que é parceira, como o Rolex Monte-Carlo Masters, a marca recolhe cordas em fim de vida.
Com esta matéria prima do seu lado, a marca alia-se também à Infinite Athletic, que assume o processo de transformar as cordas em pequenas bolas e depois em fios que por sua vez são o material que constitui as t-shirts.
As t-shirts feitas de material reciclado
O CEO da marca, Nicolas Preault, explica que este lançamento vai além da estratégia da Tecnifibre e pretende consciencializar todos os praticantes. “Um dos desafios é também sensibilizar amadores ou profissionais para um comportamento mais responsável na sua prática diária. Estamos muito orgulhosos de colocar a nossa experiência e know-how ao serviço da transição ecológica, e o X-LOOP é apenas o primeiro passo”.
A nova gama de t-shirts foi lançada em duas cores, azul escuro e verde escuro, para homem e mulher. As camisolas são as mais leves criadas pela marca e possuem uma malha macia, para um maior conforto no contacto com a pele.
O material é mais duradouro graças às suas propriedades anti abrasão e é também respirável. A marca garante que não é realizado nenhum tratamento químico, apenas se aplica um tratamento antibacteriano, para evitar que o suor cause maus odores.
As t-shirts da gama X-LOOP acabaram de chegar às primeiras lojas físicas em França, mas estão disponíveis em diversos tamanhos no site, pelo valor de 50 euros.
Torne o seu verão mais amigo do ambiente. Veja também como poupar água, não desperdiçar alimentos e, claro, como manter o foco na separação de embalagens, mesmo quando vai de férias e viaja para fora do país.