O Ano Novo chegou e é altura de pôr resoluções em prática para concretizar os seus desejos e objetivos. Alguma das suas propostas passa por se tornar mais sustentável? Porque acreditamos que sim, temos uma lista que o pode ajudar, um passo de cada vez. Damos-lhe 22 formas de se tornar (ainda) mais amigo do ambiente.

1. Reciclar

Comecemos pelo mais fácil: separar  as embalagens dos produtos que consumimos e de seguida levá-las até ao ecoponto mais perto. Não tem muito que enganar, como já lhe mostramos aqui. No amarelo, entram as embalagens de plástico, de metal e pacotes de bebidas; no azul, os papéis e cartões, e para o verde vão garrafas, boiões e frascos de vidro como os dos perfumes. Caso surjam dúvidas pode sempre enviar um email para info@pontoverde.pt, ligar para o 210 102 480, ou enviar um WhatsApp ao Gervásio2

2. Compostar

Se já faz a separação das embalagens, talvez seja altura de começar a separar também alguns resíduos orgânicos. Aqui damos-lhe umas dicas sobre o que pode separar para criar composto, mas, de uma forma muito sucinta, tudo o que precisa saber é que cascas de fruta e de vegetais, bem como cascas de ovo, podem dar origem a fertilizante para as plantas aí de casa.

3. Reciclar outros resíduos

Além das embalagens que têm lugar nos ecopontos, há cada vez mais resíduos com oportunidade de serem reaproveitados. É o caso das cápsulas do café ou dos aparelhos elétricos e eletrónicos. No caso das cápsulas, cada marca tem o seu procedimento de encaminhamento para reciclagem, mas no que diz respeito aos equipamentos elétricos e eletrónicos há postos específicos de recolha para que não sejam enviados para o lixo indiferenciado.

4. Reciclar roupa

O que costuma fazer à roupa que já não utiliza? Sabia que ela pode ser reciclada? Aqueles contentores que se encontram nas ruas servem para depositar roupas que já não usamos e as que já não estão em condições de reutilização podem ser encaminhadas para uma reciclagem específica, podendo depois incorporar, por exemplo, colchões, enchimentos de sofás, bancos de automóveis.

5. Reutilizar e transformar em novo

É outro “R” ao qual também devemos dar atenção. Seja com roupas antigas que conseguimos transformar em novas, seja com outro tipo de objetos que não podem ser reciclados, dar-lhes uma nova vida é sempre uma solução mais ecológica.

6. Reutilizar sacos

Sejam de plástico ou de pano, sempre que possível dê um segundo uso aos seus sacos. Leve-os novamente às compras, ou aproveite-os para transportar outras coisas quando for necessário.

7. Reduzir

Para reduzir no que adquirimos a mais é preciso dizer não e perguntarmo-nos se precisamos realmente de algo antes de comprar. Outra forma de ter sucesso nesta tarefa é através de pequenas ações em que priorizamos o que é mais sustentável. Por exemplo, em vez de imprimir documentos, guardá-los em formato digital.

8. Doar ou vender

Sejam peças de mobiliário, roupa ou outro tipo de objetos, se já não quer, mas está em boas condições de reutilização, doe a alguém. Já aqui lhe demos a conhecer a app das trocas: quem sabe se não é este ano que lhe começa a dar uso.

9. Evitar descartáveis

É verdade que os plásticos de uso único já foram proibidos, mas ainda há diversos materiais que, não sendo de plástico, são descartáveis. Se comprar comida de takeaway, se for ao talho ou à peixaria leve os seus próprios recipientes e evite os descartáveis.

10. Usar menos o carro

Utilizar transportes públicos é sempre uma opção mais amiga do ambiente. Evita o trânsito, a emissão de gases que provocam o efeito de estufa e ainda consegue aproveitar o tempo para ler ou ouvir audiobooks ou podcasts, quem sabe sobre ética ambiental

11. Andar mais de bicicleta ou a pé

Seja elétrica ou não, lembre-se de que há sempre um veículo de duas rodas que o pode transportar sem emitir CO2: a bicicleta. Para quem não é fã, pode sempre experimentar as trotinetas elétricas que se multiplicam pelas cidades ou optar por ir a pé.1

12. Cuidado com as pontas de cigarro

As pontas de cigarro contêm substâncias tóxicas que contaminam os solos e as águas, por isso, não devem ser atiradas para o chão ou deixadas nos areais. Se é fumador, comece a ter mais atenção a este pormenor. É que há estudos que indicam que uma beata demora entre um a cinco anos a deteriorar-se.1

13. Comprar local e nacional

Quer seja numa ida ao supermercado ou à mercearia mais perto de casa, escolher o que comprar é importante. Para o bem da economia local, dos pequenos produtores e até do planeta, optar por produtos produzidos na região é mais sustentável. É melhor economicamente, mas também pressupõe que o produto percorreu menos quilómetros até chegar à sua casa e, por isso, o seu transporte emite menos dióxido de carbono.

14. Não desperdiçar comida

Por falar em refeições, não desperdice comida. Tenha mais atenção às doses que cozinha e aproveite todas as partes dos alimentos. Deixamos-lhe algumas ideias do que pode fazer para não desperdiçar.

15. Poupar água

Ainda na cozinha, mas não só, é preciso poupar água. Evite deixar a torneira aberta sem estar a utilizar. Se lavar loiça à mão enxague, mas feche a torneira enquanto passa o detergente. Quando for tomar banho, aproveite a água que sai do chuveiro enquanto não está à temperatura certa para mais tarde regar as plantas.

16. Saber escolher na hora de fazer compras

Quem produziu aquilo que vai comprar? Seja comida, roupa, decoração ou qualquer outro tipo de produto, tem de ter sido feito por alguém em algum lugar: tenha estes pormenores em atenção e faça escolhas mais conscientes.

17. Poupar eletricidade

Ter cuidado com os gastos de energia é uma dica para a carteira, mas também para o planeta. A maior parte da energia elétrica é produzida com recurso a energias fósseis, como o carvão, o petróleo, ou o gás natural, pelo que, ao poupar a sua utilização, estamos a evitar que sejam emitidos mais gases para a atmosfera. Precisa de umas luzes sobre eficiência energética.

18. Arranjar um cantinho verde

Pode não parecer, mas criar um pequeno jardim ou uma pequena horta em casa (nem que seja na varanda) é uma forma de nos conectarmos mais com a natureza. Ter um cantinho para ervas aromáticas é fácil, pois são das plantas mais simples de manter e permite-lhe beneficiar de refeições mais saborosas sem ter de comprar.

19. Associar-se a uma causa ambiental

Porque não fazer voluntariado? Há muitas associações ou organizações que promovem limpezas de praias, jardins e cidades ou mesmo outras atividades em prol do ambiente. Junte-se a elas.  

20. Fazer turismo sustentável

Portugal tem inúmeros recantos A não perder e que pode visitar sem deixar uma profunda pegada carbónica. Basta viajar de transportes, apoiar a economia local, não deixar resíduos, respeitar a paisagem e a natureza para conseguir fazer umas férias mais “verdes”.

21. Inspire os que o rodeiam

Já ouviu certamente a frase “pequenos gestos fazem a diferença”. Aquilo que sugerimos é que inspire ou ajude alguém a abraçar causas mais sustentáveis também. Porque não começar pelos mais novos? Ensine-os a reciclar ou a compostar, por exemplo: é divertido e de certeza que todos sairão a ganhar com essa experiência.

22. Inspire-se

No caminho da sustentabilidade, todos podem dar o seu contributo. E há vozes que têm falado bem alto na defesa desta causa e que são escutadas: deixamos-lhe aqui alguns nomes. Saiba mais sobre o que têm feito e inspire-se, para, passo a passo, tornar a sua vida mais amiga do ambiente!

Feliz Ano Novo!